quinta-feira, 5 de julho de 2012

Inteligência social


Uma excelente dica de leitura é o livro Inteligência Social de Daniel Goleman, o mesmo autor de Inteligência Emocional.

O termo Inteligência Social foi inicialmente proposto, em 1920, pelo psicólogo da Universidade de Columbia, Edward Thorndike, que observou que tal eficiência interpessoal era de importância vital para o sucesso em muitas áreas, sobretudo na área da liderança. Ele dizia:

"A inteligência social se manifesta na creche, no parquinho, nos quarteis e nas lojas, mas desafia as condições formais padronizadas dos laboratórios." 

Em outra passagem ele afirma: "Mesmo o melhor mecânico de uma fábrica pode falhar como supervisor por falta de inteligência social."

No livro, o autor Daniel Goleman aborda as relações humanas, envoltas em seus sentimentos, necessidades e valores, como algo a ser explorado. Ele explica que devemos entender bem as pessoas, as circunstâncias e lugares em que elas estão inseridas, para assim ter um entendimento justo e correto e tomar decisões certas que poderão evitar muitos problemas vindouros.

Para se conseguir êxito com essa proposta de inteligência, o indivíduo deve lançar mão da empatia primordial (sentir com os outros; sentir os sinais emocionais não-verbais), da sintonia (ouvir com total receptividade; sintonizar-se com o outro), precisão empática (entender os pensamentos, sentimentos e intenções do outro), cognição social (saber como funciona o mundo social).

Ele apresenta também uma abordagem do que seria "facilidade social", ou seja, a consciência social para permitir interações fluentes e eficazes, as quais são:

  • sincronia: interação fluente no nível não-verbal;
  • apresentação pessoal: apresentar-se de maneira eficiente;
  • influência: moldar o resultado das interações sociais;
  • preocupação: importar-se com as necessidades dos outros e agir com base nelas;
Eis algumas dicas que de forma resumida, eu trouxe aqui para vocês! Vale a pena ler o livro! Tenho utilizado muito dessas dicas no meu cotidiano como médico, e elas me têm trazido muito êxito nas relações com pacientes, familiares, colegas de trabalho, etc., sempre visando ao bem e à harmonia de todos. Abraços!!


Marco Valério



Nenhum comentário: