Está passando nos cinemas o filme Lincoln, dirigido por Steven Spielberg, o qual retrata a história da guerra civil americana entre os estados do norte e sul, bem como o processo de libertação da escravatura daquele país.
O filme é longo, rico em imagens detalhistas daquela época. O ator Daniel Day-Lewis interpretou magistralmente Lincoln, com seus trejeitos, forma de andar e falar.
As cenas da guerra, em alguns momentos são fortes, mostrando com detalhes corpos em pedaços em um cenário triste.
Pontos importantes apresentados: a habilidade do presidente Lincoln de liderar uma nação dividida pela guerra; o jogo de interesses políticos, mostrando até passagens corrupção e de influências na votação da Emenda 13a. (Emenda aprovada da libertação dos escravos), a morte de Lincoln e o seu legado para história.
O filme poderia focar mais a luta das pessoas escravas da época em busca de seus ideais, pois em alguns momentos se passa a sensação que a libertação dos escravos foi por importância maior da vontade dos políticos brancos. A história nos mostra que a luta dos negros, colocando suas próprias vidas em campo, foi decisiva para a liberdade.
Marco Valério
Nenhum comentário:
Postar um comentário