domingo, 10 de abril de 2011

Baltasar Gracián, alguém o conhece?



Estou me referindo ao grande escritor espanhol do século XVII, Baltasar Gracián, nascido em Belmonte de Calatayud a 8 de janeiro de 1601.

Ingressou muito jovem na Companhia de Jesus e em 1641 já era pregador de renome. Seu estilo literário é baseado na sobriedade e concisão.

Uma de suas grandes obras é A Arte da Prudência, livro escrito em várias línguas, em que ele escreve vários aforismos, que são verdadeiras lições de vida. Acho que já li o livro umas quatro vezes de tão bom.

É uma pena que um escritor tão maravilhoso não seja conhecido nem lido por muita gente. Postarei um de seus aforismos referente a arte da comunicação, chamado "Possuir a arte da conversação", vejamos:

"É o que revela ser uma pessoa verdadeira. Nenhuma atividade humana exige mais atenção por ser a mais comum. É aqui que ganhamos ou perdemos. Requer siso escrever uma carta, que é a conversa refletida e escrita, e ainda mais conversar, pois a discrição é logo posta à prova. Os entendidos tomam o pulso da alma baseados na linguagem, e baseado nisso um sábio disse: "Fale, e será conhecido". Para alguns, a arte da conversação está em falar sem arte, deixando-a cair livremente, como a roupa. A ideia talvez seja válida quanto à conversa entre amigos. Mas, nos círculos mais elevados, a conversação deve ser mais formal, revelando a excelente substância da pessoa. Para que a conversa seja bem aceita, tem de se adaptar ao caráter e inteligência dos interlocutores. Não banque o censor de palavras - pois será tomado como um pedante gramático-, e muito menos o fiscal das opiniões- o que fará que seja evitado pelos demais, impedindo-o de se comunicar. Na conversa, a discrição é mais importante que a eloquência."

Esse aforismo foi escrito a cerca de quatro séculos atrás, porém ele continua vivo no nosso cotidiano. Até parecia que o Gracián estava prevendo os vários escritos atuais da "internet", com as redes de relacionamento, com a bloggosfera e etc.. Vale a pena ler o livro.

Marco Valério Gomes Batista Gonçalves.


Fonte: Gracián, B. A arte da prudência. Ed. Martin Claret. São Paulo- SP, 2009.

Nenhum comentário: