segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mentes perigosas


Li recentemente Mentes Perigosas- o psicopata mora ao lado. Este livro foi escrito pela médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva e fala como identificar um psicopata.

O que são psicopatas? Vou colocar a descrição da própria autora:

"...são idivíduos frios, calculistas, inescrupulosos, dissimulados, mentirosos, sedutores e que visam apenas o próprio benefício. Eles são incapazes de estabelecer vínculos afetivos ou de se colocar no lugar do outro. São desprovidos de culpa ou remorso e, muitas vezes, revelam-se agressivos e violentos. Em maior ou menor nível de gravidade e com formas diferentes de manifestarem os seus atos transgressores, os psicopatas são verdadeiros "predadores sociais", em cujas veias e artérias corre um sangue gélido."

Na verdade, são indivíduos que possuem o lado racional da mente preservado, porém o lado sentimental ausente, por isso, para um psicopata tanto faz dar um tapa em uma pessoa ou matá-la, pois ele não tem nenhum sentimento de culpa.

São pessoas extremamente egocêntricas. Tudo deve-se girar em torno de si e quando são contrariadas se tornam impulsivas. Um psicopata por exemplo é capaz de bater em um bebê por que a criança está chorando e atrapalhando o sono dele. Isso sem nenhum remorso.

Eles são pessoas extremamente mentirosas, persuasivas, as quais cometem vários tipos de crimes: roubos, estelionatos, assassinatos, etc.


"O jogo deles se baseia no poder e na autopromoção às custas dos outros, e eles são capazes de atropelar tudo e todos com total egocentrismo e indiferença."


O perigo está no fato que no início os psicopatas se mostram pessoas atraentes, educadas, mas tudo isso não se passa de uma farsa para que eles possam atingir seus objetivos materiais. Eles provocam verdadeiros rombos emocionais nas outras pessoas e quando são desmascarados, assumem uma atitude de vítimas. Podem até alegar arrependimento, mas essa postura não corresponde à realidade pois eles não têm sentimentos. Isso na verdade nada mais é que um teatro racional para evitar punições por parte das outras pessoas.

"Importante destacar que ninguém vira psicopata da noite para o dia: eles nascem assim e permanecem assim durante toda a sua existência. Os psicopatas apresentam em sua história de vida alterações comportamentais sérias, desde a mais tenra infância até os seus últimos dias, revelando que antes de tudo a psicopatia se traduz numa maneira de ser, existir e perceber o mundo."

Segundo a classificação americana de transtornos mentais (DSM-IV-TR), a prevalência geral do transtorno de personalidade antissocial ou psicopatia é de cerca de 3% em homens e 1% em mulheres, em amostras comunitárias.

Vale a pena ler o livro!

Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

Fonte: livro Mentes Perigosas.

Nenhum comentário: