sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dicas de comunicação e conexão



A comunicação é muito importante, desde pequenos nos comunicamos, pois quando éramos bebês, chorávamos ao estarmos com fome, com medo, com dor ou carentes de carinho, no intuito de termos alimento, proteção, recebermos assistência ou ganharmos afagos e mimos, respectivamente.

Ao crescermos, a comunicação se mostra também importantíssima, seja no trabalho, em casa, na rua... Cada pessoa tem uma forma peculiar de se comunicar, até mesmo os mais tímidos. Os nossos bichinhos estimação também têm suas formas peculiares de se comunicar, afinal reconhecia de longe o latido de meu querido cão pastor-alemão para sair de sua casinha.

Considero-me uma pessoa extrovertida, ao estar com pessoas próximas e familiares. Um dia, em um encontro familiar, teve uma brincadeira em que cada um tinha que admitir um defeito, em uma espécie de divulgação em público. Então,chegou a minha vez e disparei:

_ Pessoal, meu maior defeito (fazendo cara de suspense) é por que sou um pouco tímido demais... - todos os amigos e familiares riram.

Um livro muito interessante sobre o assunto e que estou lendo é "Todos se comunicam, poucos se conectam" de John C. Maxwell. Excelente livro!

O autor fala que para se conectar com os outros, além de ter o domínio no agir, pensar e sentir; tem de transparecer emoções reais, interessar-se fielmente com os outros, manifestar reações faciais condizentes com o que se fala e desenvolver o carisma, que, nada mais é que se preocupar com os ouvintes e lhes agregar e desenvolver os seus próprios valores, porque assim as pessoas podem até nem se lembrarem o que você disse ou fez, porém com certeza elas vão lembrar a sensação e o bem-estar de estar com você.

Com esse parágrafo anterior eu lhes disse uma síntese do que eu entendi o que seria conectividade. Abaixo eu utilizarei as dicas do próprio autor sobre o tema:

"Se tentar comunicar:

- algo que sei mas não sinto, minha comunicação não tem paixão;
- algo que sei, mas não faço, minha comunicação é teórica;
- algo que sinto, mas não sei, minha conexão é sem fundamento;
- algo que sinto, mas não faço, minha conexão é hipócrita;
- algo que faço, mas não sei, minha conexão é presunçosa;
- algo que faço, mas não sinto, minha conexão é mecânica.

Quando os componetes estão faltando, o resultado para mim como comunicador é a exaustão..."-define Jonh Maxwell.

Se alguém quiser o livro emprestado é só postar um comentário abaixo que terei o prazer em emprestar uma bela obra em benefício do seu sucesso... Agora, com uma condição são 2 vês: vai e volta...


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

Um comentário:

Unknown disse...

Marco, que texto supimpa. Não sabia a diferença entre comunicação e conexão. Parabéns.