quinta-feira, 5 de abril de 2012

O profissional que o mercado quer

Atualidades


Em recente reportagem da revista Istoé, edição de número 2211, de 30 de março deste ano, comentam-se as atribuições que um profissional deve ter mediante as transformações do mundo atual. Vamos listar os oito pontos citados na revista:

  1. Superformação: a formação no ensino superior será o básico. Pós-graduação, cursos técnicos, especializações, participações em seminários e workshops serão vitais para acompanhar as constantes mudanças.
  2. Multicultural: mais que falar outras línguas, o profissional que tiver viajado e interagido com pessoas de outras culturas será mais apreciado pelo mercado. Assim como ler, ouvir músicas novas, se informar e estar aberto ao novo e ao diferente.
  3. Útil e inovador: inovações que visam contribuir com o próximo, como um produto que auxilie comunidades carentes ou um serviço que diminua a burocracia de uma empresa, serão mais valorizadas.
  4. Pensar digitalmente: a vida acontece na frente do computador. Quem não souber usar ferramentas básicas de informática e de internet tende a fica excluído.
  5. Transdisciplinar: a capacidade de unir diferentes competências de áreas que aparentemente não se assemelham e dar um novo significado a elas ajudará a arejar a criatividade das empresas.
  6. Autoadministração: saber lidar com a burocracia do país e gerir as próprias contas vai ser uma questão de sobrevivência. Muitos brasileiros terão que aprender a se organizar com a aposentadoria, o plano de saúde, o transporte e os custos de alimentação.
  7. Empreendedorismo: o Brasil já é um dos campeões em empreendedorismo. O conceito, entretanto, deverá fazer parte da vida de todos, e não só dos que abrem uma empresa. Hoje, o líder empreendedor já é admirado e disputado no mercado.
  8. Competências emocionais: em um mundo cada vez mais informatizado, o capital humano fará toda a diferença. E isso significa saber lidar com o outro, ter uma boa comunicação, saber se colocar e ter um espírito cooperativo.

Essas são excelentes dicas contidas na revista já mencionada. Para terminar, vou colocar uma frase de Débora Rubin, no mesmo artigo:

"O mundo do trabalho vive sua maior transformação desde a Revolução Industrial e busca um novo tipo de pessoas. Agora o que vale mais é ter formação diversificada, ser versátil, autônomo, conectado e dono de um espírito empreendedor."

Pensem nisso!

Marco Valério
Acompanhem a matéria completa no site:

Nenhum comentário: