quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Jogo da Velha

Se o xis se coloca no espaço, o círculo se coloca em outro, em uma alternância de jogadas por dois participantes, até que quem conseguir enfileirar três simbolos iguais em linha reta ganha. Acima (na figura), o xis ganhou. Espera! Mas por que eu estou gastando o meu e o seu tempo com algo que você já sabe? Calma!

Quem colocou o nome desse jogo de Jogo da Velha? Por que se vê muito este jogo nas celas de detentos ou nos banheiros escolares? Por que em algum dia de nossas vidas já brincamos de jogo da Velha? Por que quando iniciamos uma partida do jogo ao terminar iniciamos outras e nunca ficamos na primeira?

Respondo: eu sei lá quem colocou o nome de jogo da Velha, o jogo é feito de estratégias, pensamento rápido, decisão precisa. É um jogo simples, de fácil compreensão, de fácil aquisição, só precisando de algo que risque e onde seja riscado, com regras claras. Os participantes sentirão o imediatismo da vitória ou da derrota, e o imediatismo gera a necessidade da repetição. Não é preciso ter um conhecimento intelectual apurado, e a atitude de seu oponente é de lhe prejudicar para não ganhar o jogo e tentar uma contra-ofensiva para ele próprio ganhar o jogo.

Com essa minha resposta, agora ficou mais fácil avaliar um Jogo da Velha, pois estamos jogando-o toda hora e todo instante no nosso dia a dia e não reparamos para isso...


Marco Valério


Nenhum comentário: