domingo, 6 de janeiro de 2013

Uma história de persistência e perseverança


Minhas histórias médicas- episódio de hoje: "Uma história de persistência e perseverança"

A história que relatarei foi fruto de ter lido nos jornais e de ter ouvido alguns colegas sobre os relatos emocionantes de sete náufragos sobreviventes de um grupo de nove, que estavam em uma embarcação em alto-mar na divisa Paraíba-Pernambuco, quando houve a explosão da mesma.

Os fatos: A explosão da embarcação, o sufoco e a apreensão; cerca de 40 km a nado; vários dias no mar; os pescadores inicialmente ficaram unidos por uma corda; revesavam uma camisa para se proteger do sol; dividiram a água através de um reservatório que era conduzido por cada um, por certo tempo. Um deles viu uma embarcação e decidiu nadar ao encontro dela (mesmo sendo alertado pelos outros que não daria certo, ele seguiu o seu pensamento e se perdeu no caminho), a experiência dos pescadores de situarem no mar contou muito.

O momento clímax: um dos náufragos sentiu muitas cãibras, apesar dos outros tentarem lhe ajudar, ele mandou os outros seguirem em frente e mandou um recado para a família:"Diga a eles que eu amo eles muito".- depois as águas o recobriram.

A chegada na praia: sete conseguiram chegar nas praias, já em estado de profunda desidratação e desnutrição. Um chegou na praia de Tambaba e foi visto por um dono de pousada, o qual no início achava que era um bêbedo na praia, mas depois o ajudou. O restante foram encontrados em outras duas praias: praia Bela e Pitimbu. A equipe médica de salvamento foi acionada, bem como o Corpo de Bombeiros. Dos nove, sete se salvaram.

No hospital: os náufragos foram levados para o hospital em que trabalho e uma equipe de excelentes profissionais os atenderam. Depois de alguns dias, eles receberam alta e estão vivos para dar este grande exemplo de persistência e perseverança para todos nós.

Essa, com certeza, foi uma das histórias mais emocionantes que já ouvi e prova que em um plantão médico, a gente pode tirar muitas excelentes lições de vida...

Marco Valério

2 comentários:

Rosalice disse...

História emocionante, exemplo de persistência e superação!

Marco Valério G. B. Gonçalves disse...

Realmente, amiga Rosalice.