Nos últimos dias, venho percebendo um fato que se está repetindo: o grande número de crianças pedintes de dinheiro nos sinais de trânsito.
Houve até uma orientação pela justiça de não dar esmolas a esses meninos, pois os mesmos estavam utilizando-o para comprar drogas.
Mas o que tenho observado é não somente meninos-de-rua estão nos semáforos, mas temos também novos personagens, que pedem um dinheirinho na parada dos carros, estando o sinal no vermelho, entre eles: mendigos, artistas circenses e, agora, a moda é jovens de classe média alta estarem pedindo dinheiro, para viagens, torneios esportivos, festas de formatura...
Não sou contra alguém pedir contribuição para uma causa justa, apenas acho que este local não é ideal pois se está colocando até em risco a vida destas pessoas que pedem nos sinais, porque muitas vezes algumas motos em movimento passam próximas a essas pessoas, além de que, jovens de classe média, ao meu ver, não necessitariam de está pedindo grana para suas viagens, haja vista que seus pais poderiam custear muito bem as suas necessidades.
Com relação aos artistas de circo, os quais fazem o seu show na faixa de trânsito, ao sinal vermelho, eles poderiam escolher outros locais: praças, parques, na calçadinha da praia, etc.
O nosso trânsito já está tão tulmutuado que se a gente diminuir fatos que lentifiquem o trânsito, será melhor, pois sempre se perde tempo se justificando que não tem dinheiro, ou gastando tempo para se pegar o dinheiro e dar para as pessoas e o sinal já no verde, retirando a atenção dos condutores, aumentando-se assim o estresse...
Ao meu ver, pedir dinheiro no trânsito deve ser uma prática que deve ser coibida pelas autoridades do trânsito.
Marco Valério
Nenhum comentário:
Postar um comentário