sábado, 15 de dezembro de 2012

Reflexos do mundo e reflexões médicas

 
Reflexos do mundo
 
Novamente, o mundo se estarreceu ao ver o massacre na cidade de Newtown, no estado de Connecticut, nos Estados Unidos, em que cerca de 28 pessoas morreram, em sua maioria crianças por um jovem que saiu disparando tiros em uma escola.
 
A fotografia acima, mostra a fila feita por crianças sobreviventes que andavam com os olhos fechados, para não verem os colegas mortos. Cena triste! Episódio lamentável, reflexo de um mundo de males em extremo.
 
Reflexões médicas
 
 
Já no Pronto Atendimento de Emergências Médicas, deparo-me com dois adolescentes que adentram no hospital: um com um tiro na nuca, o qual penetrou no crânio; o outro com uma provável lesão vascular no pescoço, também por tiro. Todos dois em estado grave. Os dois foram abordados por tiros na rua. Logo me veio a cena das crianças de Newtown, logo me veio as cenas de tantas crianças mortas por armas de fogo no Brasil.
 
Deixo aqui, os meus parabéns a toda a equipe de saúde, que também faço parte, pela mobilização, agilidade, presteza e dedicação em tentar salvar as vidas desses adolescentes, com todas as dificuldades que enfrentamos na saúde brasileira.
 
E deixo o meu recado, neste momento, com a reflexão médica dessas passagens:
 
_Apesar de todas dificuldades, continuemos salvando, amenizando dores, tratando, aliviando sofrimentos humanos, pois em um dia o nosso trabalho será reconhecido, se não, pelos homens, mas sempre por Deus...
 
 
Marco Valério

Nenhum comentário: