domingo, 27 de outubro de 2013

Verdades


Cada dia da vida é uma folha de um livro.

Cada ausculta cardíaca é um sentimento de vida.

Cada insulto injusto contra o médico do Brasil é:

Uma página que se rasga e um sentimento não auscultado.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Um minuto de atenção

Peço um minuto da atenção de vocês, amigos médicos! Queria discorrer sobre algo muito importante: a atual situação da Medicina brasileira e quais rumos a seguir.

Nos últimos seis meses, sentimos mais intensamente uma onda de deteriorização da nossa profissão: uma luta entre Davi e Golias. A máquina governista não polpou gastos em publicidade para enaltecer o programa "Mais Médicos", em um cenário, onde o povo estava nas ruas reivindicando mudanças sociais. E, hoje, nós estamos aqui, vivendo uma nova realidade, que não era a desejada: não conseguimos a aprovação da lei de regulamentação da Medicina, como queríamos; a medida provisória 621 foi aprovada; vetou-se a CEM (Carreira de Estado para Médicos); os meios de comunicação demonizam os médicos, enquanto os investimentos na saúde são escassos, somados a corrupção reinante no setor.

Saímos de uma situação de conforto para entrar em uma guerra fratricida. A autoestima da classe médica encontra-se em baixa. Mas o que fazer, então?

Primeiro, entender o novo contexto em que estamos inseridos, pois estamos vivendo uma democracia ditatorial. No ano de 2014, haverá eleições, assim teremos cerca de quatrocentntos mil palanques médicos em nossos consultórios, nos hospitais e postos de saúde, tendo como principal palestra e discurso: "Em quem devemos votar.".

Precisamos também esfriar um pouco a cabeça, pois cabeça quente não acolhe boas ideias. Precisamos discutir mais e amadurecer novas ideias: a agência de publicidade sobre a causa médica, a Ordem de Medicina Brasileira, ganharmos as eleições  e a revogação da lei do Programa já comentado, abrindo espaço para a criação da CEM e da regularização da Medicicina brasileira em lei, de uma forma que se faça jus a nossa profissão e à sociedade.

Marchemos todos juntos com resiliência, palavra tão linda que traduz a habilidade de se adaptar com facilidade às intemperes, às alterações e aos infortúnios, rumo aos nossos sonhos. A justiça tarda mas um dia ela aparecerá.




domingo, 21 de julho de 2013

Nosso escrito na revista Veja

Clique na imagem!


O escrito acima está na revista Veja desta semana e fala sobre as últimas medidas proferidas pelo governo federal com relação à Medicina brasileira.

A presidente Dilma insiste em querer atribuir o caos da saúde à "falta de médicos", implantando um programa que já começa errado por medida provisória, ao invés de ser por decreto de lei (o mesmo já está sendo avaliado pelo Supremo Tribunal de Justiça) e esse mesmo programa já nasce com ar autoritário e ditadorial, sem consulta às entidades médicas, aos centros de ensino, à população, impondo trabalho escravo, aumentando por mais dois anos os cursos de Medicina, para que os médicos recém-formados trabalhem esse mesmo período de graça no Sistema Único de Saúde. Eu lhes pergunto se os bilhões de impostos que pagamos não são para termos universidades públicas e outros benefícios que temos mesmo que de forma precária?

Os índices mostrados pela demografia dos médicos no Brasil mostram que os médicos estão em quantidade suficiente (atualmente temos 1,8 médicos a cada mil habitantes, sendo que o preconizado pela Organização Mundial da Saúde é de 1 médico a cada mil habitantes), porém nossos médicos são mal distribuídos nas diversas regiões do Brasil, por falta de investimentos na saúde, má gestão pela corrupção, desvalorização dos profissionais da saúde, descompromisso político, ações eleitoreiras, articulações políticas coercitivas aos médicos, não resolvendo o real problema, por falta de condições de trabalho.

O problema é mais sério: faltam leitos de UTI, faltam medicamentos e infraestrutura, falta segurança nos ambientes de trabalho, assim como faltam serviços de alta complexidade, exames laboratoriais e de imagem, falta também a valorização dos outros profissionais da saúde.

A solução foi proposta ao governo: a carreira de estado para os profissionais da saúde, o destino de 10% do orçamento da União na Saúde e arrecadação de investimentos dos royalties do petróleo para saúde e educação, a revalidação dos diplomas de médicos estrangeiros por uma prova aplicada pelo MEC, chamado Revalida, etc.. O governo tapou seus ouvidos às entidades médicas, que se retiraram dos orgãos representativos da saúde em protesto.

Conclusão: o movimento médico a cada dia está mais forte, pois aos poucos todos estão vendo os nossos sacrifícios para atender bem a população. Querer ir de encontro ao movimento médico está sendo uma estratégia suicida dos governantes.


Então, escrevi para Veja:

"Sou médico e observo que o Brasil não precisa do programa Mais Médicos, mas sim de mais investimentos e menos enganação."


Abraços!!

Marco Valério

sábado, 13 de julho de 2013

Fazendo a Medicina com amor

É com grata satisfação que registro esta fotografia, gentilmente, autorizada por seu Manoel Francisco da Cruz, nosso paciente na clínica Sigma.

Seu Manoel tem 101 anos e esbanja vitalidade, pois, ele com tantos anos de vida, continua lúcido e ainda faz pequenas atividades domésticas. Momentos como esses são mágicos e especiais, momentos como esses nos enchem de gratidão.

Fico muito feliz de ser médico de um senhor com tanta vitalidade e de poder acompanhá-lo com os ensinamentos de ciência e com os sentimentos do amor fraterno. Parabéns pelos anos vividos, seu Manoel! Receba essa nossa singela homenagem!



domingo, 7 de julho de 2013

Uma piadinha: o doutor e o telefone



O médico tinha chegado em casa depois de mais um dia de trabalho árduo, quando o seu telefone começa incessantemente a tocar e do outro lado as pessoas falavam diversas mensagens, em tempos diferentes, vamos ver algumas:

_ Doutor, a tosse não passou...
_ Doutor, a cirurgia está confirmada para amanhã mesmo?
_ Doutor, a minha mãe está na emergência...
_ Doutor, dar para dar uma olhadinha nos meus exames?
_ Doutor, no SUS não tem remédio, o que faço?
_Doutor, eu acordei o senhor?
_Doutor...

Aí, o médico virou para a sua esposa e disse:

_Mas, querida, este meu celular está um verdadeiro telefone das lamentações. Todo mundo me liga só para resolver pepino, ninguém me liga para almoçar.- neste instante o telefone toca:

_Doutor, tudo bem? Tô ligando para chamar o senhor e a sua família para almoçar aqui em casa.- neste instante o médico pensou:"Ufa, pelo menos uma pessoa para pensar em mim sem tocar em Medicina..."

Aí, a senhora no telefone continua:

_ Mas, doutor, quando o senhor vier aqui em casa, gostaria que o senhor desse uma olhadinha na minha avó, a bichinha tá tão doentinha....








Uma reflexão no consultório


Estava no consultório, quando, em um momento da consulta, fui interrompido por uma pergunta da paciente:

_ Doutor, sorrir faz bem para a saúde?

Parecia uma pergunta ingênua no início, mas, para mim, tinha grande representatividade, por isso, parei, pensei e elaborei uma resposta adequada, então, disse:

_ Quando a gente sorrir com o coração feliz faz bem sim para a saúde, mas quando a gente sorrir dos outros com infelicidade, aí nesse último caso, será o mundo que rirá de nós...

Marco Valério

quinta-feira, 4 de julho de 2013

E, nós, médicos, nas ruas e nos jornais...

Movimento médico ganha as ruas do Brasil com força e determinação.
No detalhe, estou segurando a bandeira do Brasil

Nesta quarta-feira, dia 03 de junlho, nós, médicos brasileiros acordarmos com um sentimento de irmos às ruas para lutar por melhorias na saúde brasileira. O nosso movimento em João Pessoa foi expressivo, mesmo com chuva, saímos para defender: a valorização médica, as melhorias no financiamento do Sistema Único de Saúde, através de se destinar, em lei, 10% do orçamento público da União na saúde, a regulamentação da profissão de médico, a criação da carreira de Estado para médicos, por condições de trabalho, por uma rede de referência e contra-referência efetivas para os pacientes. 

O protesto também se manifestou contra as últimas medidas da presidenta Dilma e do ministro Padilha de trazer médicos cubanos para o Brasil sem fazer prova de revalidação do diploma, medidas que farão com que profissionais desqualificados de outros países venham atuar em nosso país, além de ser uma medida eleitoreira, que visa atrair principalmente médicos cubanos para instituir no Brasil a filosofia do partido PT, nas comunidades carentes.

Participei da manifestação com muito prazer, fiquei muito feliz em ver colegas médicos idosos com vigor e heroísmo, assim como vi os lindos sorrisos dos filhos pequeninos dos nossos amigos participando desse ato de bravura, de luta e de inconformismos por tantos desmandos na Medicina brasileira.

Enfim, nós, médicos brasileiros estamos unidos em um movimento que se ecoa nas ruas e nos jornais, nas mídias sociais, rádios e televisão, lutando por uma saúde melhor, com sangue, suor e sonhos em benefício da nossa população. Avante!!


Matéria do Jornal Correio da Paraíba mostrando à população  o nosso movimento em prol da saúde.

Lutando por uma saúde melhor


domingo, 30 de junho de 2013

Debatendo o ato médico no plantão

Dando continuidade as nossas histórias médicas, vamos falar de um assunto polêmico que tem gerado muito alvoroço sem sentido. É sobre a regulamentação da profissão médica brasileira (o ato médico).

Estava no plantão, quando a nossa equipe teve a oportunidade de debater o projeto que será levado para apreciação da presidenta. Acredito que na vida é importantíssimo ouvir a outra parte, assim como se foi feito durante os doze anos de debates no Congresso, com a participação de todos os presidentes de conselhos da saúde, sobre essa importante lei.

Enfim, estavam presentes alguns amigos fisioterapêutas e médicos. Discutimos item por item da lei da regulamentação da Medicina. As dúvidas foram dirimidas, apesar de um início um pouco tenso. No final, a conclusão que não havia nada escrito na lei do ato médico que restringisse qualquer outra profissão da saúde.

Fiquei aliviado com aquele debate produtivo, pois o trabalho em equipe é muito importante, pois cada profissão tem a sua contribuição e utilidade para a sociedade.

Lutamos pela regulamentação da Medicina em lei, a única profissão da saúde que não é regulamentada. Seria pedir muito?

No final, do nosso debate, terminamos com a seguinte reflexão que o que todos os profissionais da saúde quer é o mesmo, o bem de nossos pacientes... Com certeza, foi um dia muito importante de minhas histórias médicas, por isso que estou tendo a honra de relatá-lo... Avante, rumo a aprovação da regulamentação da Medicina no Brasil!


Marco Valério

domingo, 23 de junho de 2013

Mensagem aos colegas médicos




Uma rápida análise dos últimos acontecimentos

Amanheci, hoje, contente com as medidas tomadas pela classe médica frente às medidas nefastas dos governos com relação à saúde brasileira. Estamos unidos, a comunicação nas redes sociais está efetiva, conquistamos o primeiro "round" na aprovação de nossa profissão, estamos respondendo à altura ao pronunciamento da presidenta Dilma, com carta repúdio, elaborando um calendário das atividades, entre elas as manifestações nas ruas, articulação política e a futura paralisação nacional.


Estamos sabendo aproveitar o inconformismo geral da população e mostrando que a saúde está ruim não é por falta de médicos, mas pelo problema de gestão e da corrupção. E isso a população está começando a assimilar, percebendo o não compromisso do governo em resolver o real problema. Não podemos perder a cabeça, neste momento decisivo, devemos manter as estratégias planejadas nas redes sociais. Percebo que existe um clima de conscientização e de luta nunca antes vistos em nossa classe. 


Precisamos divulgar os nossos feitos à população, como por exemplo, divulgar a carta repúdio das entidades médicas em revistas nacionais de grande circulação, como a Veja, já que o editorial dessa revista é anti-governista.



Tudo está sendo muito importante. Sei que existem muitas barreiras a serem vencidas, muitos obstáculos injustos, mas fazendo uma análise estamos no caminho certo, estamos de parabéns. Parabéns a todos nós, vamos nos unir cada vez mais em nome da honra de nossa profissão. Forte abraço! Avante, guerreiros!!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Todo dia é dia de mãe


No dia das mães, tive o privilégio e alegria, conjuntamente com o meu irmão Marco Túlio de desfrutarmos de um momento de felicidade ao lado de uma pessoa merecedora de tudo que somos hoje, nossa querida mãe Francisquinha.

Que pena que o nosso querido pai não estivesse presente, mas, com certeza, ele neste momento estava celebrando o nossos sucessos e vitórias nos reinos dos céus.

Deus a abençoe querida mãe e lhe dê muitas primaveras vindouras!


Marco Valério

No hospital


Na vida, empenhemos para dar o melhor de nós em busca para trazer ao cenário da mesma vida um sorriso de alegria...

Parabéns, a toda a nossa equipe hospitalar por esta vitória!!

Marco Valério

sábado, 18 de maio de 2013

Agradecimentos pelo livro "Eu"


Muito agradecido ao senador Cássio Cunha Lima pela consideração do envio à minha pessoa do livro "Eu" de Augusto dos Anjos, na edição comemorativa dos 100 anos do EU, pela Academia Paraibana de Letras, Senado Federal. 

Para um poeta, receber uma grandiosa obra dessa é motivo de grande alegria..



quinta-feira, 9 de maio de 2013

É problema da idade...


Confesso que estou em dívida com vocês, estimados leitores, com relação a publicação das minhas histórias médicas. Então, vamos lá:

Hoje, atendi no consultório de Cardiologia uma senhora muito simpática que tinha mais ou menos 90 anos de idade.

Ela disse as suas queixas que anotei fielmente e, em um momento da consulta, ela me perguntou se o seu problema era da idade. Então, como tinha notado que ela estava um pouco tensa, achei pertinente introduzir uma piadinha leve para descontrair sua tensão.

Expliquei que a idade é um fator que contribui com o aumento de doenças, logo após falei-lhe da piada:

_Dona M, a senhora me fez lembrar uma anedota em que um paciente vai ao médico com uma dormência na perna direita e pergunta ao doutor o que era aquilo. O doutor responde ao senhor idoso que aqueles sintomas são da idade. Aí, o paciente idoso com a dormência na perna fala pro doutor: "É não doutor né da idade não pois a outra perna tem a mesma idade e eu não sinto dormência..."

A senhora que estava na minha frente começou a sorrir e ficou mais leve...


Marco Valério

Faroeste Caboclo com Santo Lula - THE BEST

terça-feira, 7 de maio de 2013

A importação


A nossa Medicina brasileira

Se encontra triste e muito constrangida

Por esta importação estrangeira

De médicos sem prova REVALIDA...

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Eu e você


Como é bom um momento iluminado de paz e alegria! Como é bom comemorar vitórias! Como é bom enfrentar os desafios! Como é bom brincar de fazer da história a tradução bonita do amor: eu e você... Apenas nós...

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vinho e vida


Por mais que se diga que um vinho não tenha prazo de validade, mas cada vinho, a depender da uva e do processo de se fazê-lo, tem um prazo, com certeza. Assim, é a vida... Então, aproveitemos os bons momentos dela, com romantismo e ternura, fazendo valer a vida e vinho... 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Belos momentos


A vida é feita de momentos felizes, de improvisos, de sorrisos, de aprendizados... A vida é feita por nós, pois nós somos a vida...

sexta-feira, 29 de março de 2013

Cristo na atualidade

Ele deu a vida por você. Espalhou ao mundo a justiça, a humildade e o amor. Sofreu as consequências de sua ideologia. Exerceu uma das maiores lideranças que o mundo já presenciou. Foi ousado ao enfrentar impérios. Foi criativo ao dar exemplos com parábolas que se perpetuam na atualidade. Mostrou-nos atitudes, ações e fatos concretos que foram exemplos a serem seguidos.

Foi também um grande orador, comunicador, em um mundo sem recursos áudio-visuais e sem as facilidades das comunicações do mundo globalizado. Ele não precisou de aviões, helicópteros, carros ou iates para se locomover e chegar em outras regiões. Os resultados de todo o seu trabalho estão em nossas consciências e em nossos atos cristãos após mais de dois mil anos.

Esse homem deve ter o nosso respeito, admiração e gratidão. Bem, se fosse um grande empresário atualmente com todas essas características logo logo seria exaltado. Mas o único lucro que Cristo teve foi espalhar o bem e o amor ao seu povo. Com o Seu sofrimento, Ele nos salvou. Com a Sua humildade, Ele nos acolheu. Com Sua valentia, Ele mostrou ao mundo que vale a pena lutar por nossos objetivos...

E você aí, o que você já fez para se ter um mundo melhor?

quinta-feira, 28 de março de 2013

Aos entes de um novo mundo


Aos nossos entes que partiram para um novo mundo e que nos deixaram lições de vida, exemplos a serem seguidos e boas lembranças, deixo uma mensagem:

Os seus feitos, os seus sentimentos, os seus sorrisos, as suas emoções, os seus incentivos em palavras e atitudes, os seus olhares, as suas bençãos e suas luzes espirituais estarão sempre presentes bem guardadinhos no recôndito de carinho e de apreço do nosso ser.

Marco Valério

terça-feira, 26 de março de 2013

Lindas fotografias que tirei

 A beleza do mar no embate com as rochas...


O encontro da areia da praia com o mar. A onda estava vindo, aproximei a máquina fotográfica próxima à areia, fiz o clique e rapidamente a elevei para as águas em movimento não molhá-la...

quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus papam

O papa Francisco I


O brasileiro é um povo de bom humor e criativo: ao ser anunciada a escolha do novo papa, a primeira reação natural, foi:

_Pôxa, tinha que ser um argentinho?

Mas logo que o papa Jorgio Mario Bergoglio  mostrou bom humor ao dizer que tinha se espantado de os cardeais escolherem um papa de tão de longe, de pedir orações em seu nome e do papa Bento XVI, aí logo logo, os brasileiros disseram que este papa era do povão e em seguida, pelo seu jeito popular de ser, então, o papa Francisco I passou a ser chamado carinhosamente de Chico I.

Que o seu trabalho evangelizador traga paz, discernimento e amor ao mundo!

Habemus Papam.

Marco Valério





quinta-feira, 7 de março de 2013

Enquanto isso, no Congresso Nacional


De ontem para hoje, o Congresso Nacional se estremeceu com a votação da derrubada do veto presidencial com relação aos Royalties do Petróleo. Na madrugada, foram apurados os votos da votação secreta, cujo resultado proporcionará uma divisão mais igualitária dos investimentos para todos os estados da Nação.

A sessão foi marcada por muito tumulto, os parlamentares da base dos estados produtores de petróleo fizeram de tudo para obstruir a pauta apresentando requerimentos, questão de ordem, porém, todas as discordâncias foram esclarecidas e seguida a votação.

O Brasil ganhará muito com esta votação histórica. A nossa luta agora vai ser: fazer com que esses investimentos nos municípios e estados sejam para melhorar a Educação e a Saúde do nosso país.


Marco Valério

segunda-feira, 4 de março de 2013

Dilma na PB


A presidenta Dilma esteve hoje na nossa terra paraibana e dentre as atividades do dia, uma era a entrega de casas populares (vide foto).

O legal da foto é que não há uma harmonia de sorrisos. Reparem que os sorrisos dos populares estão em uma mesma sintonia, mas o sorriso da presidenta esboçava talvez cansaço, ou quem sabe um pensamento distante como quem queria dizer: "O que estou fazendo aqui?" ou quem sabe: "Deixa de rebuliço demais mulher! Fica quieta!"

A popular talvez para agradar a presidenta foi vestindo uma camisa vermelha com uma estrela, símbolo do PT. Ela ostentava alegremente a chave de sua casa, com todo merecimento desta vitória.

Mas nesta fotografia, o que me chamou à atenção mesmo, voltando o disco, foi o semblante da presidenta...

Marco Valério


Olha chuva!


Os pingos da chuva 

São lágrimas que caem do alto

Na face triste nublada do céu.

São ventos de lembranças.

Recordações frias 

No recôndito das incertezas...

As nuvens cinzas enegrecidas

São monstros a nos espantar...

E o mofo do úmido clima

Só faz no olfato sentir

A rinite de um penar...


Marco Valério


sexta-feira, 1 de março de 2013

Ditados populares em imagens



Quem na vida nunca experimentou esse delicioso chá logo acima? 

Só quem o serve para outras pessoas, recebe futuramente como uma forma da retribuição de tamanha gentileza um...


É amigos, lembremos que a vida dá...





 e tem muitas outras oportunidades nos dando...


Por isso, aqui fica uma dica de amigo:





quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O adeus de Bento XVI



Inicialmente, a renúncia do papa Bento XVI foi interpretada como fraqueza, incapacidade administrativa, falta de liderança e de popularidade, incompetência para resolver problemas internos. Passadas as especulações, notamos o quão corajoso foi o nosso papa em tomar essa atitude, pois ele com a mesma chamou a igreja para rediscutir a sua organização, pondo limites a alguns excessos pecaminosos de outrem.

Gostaria de externar os meus parabéns ao papa por ato de bravura e de extrema lucidez, porque o mesmo analisou por muito tempo esse ato antes de tomá-lo.

Agora, daqui para frente a igreja católica terá que lidar com alguns fatos polêmicos. Adiante, eu colocarei os pontos polêmicos e logo em seguida darei soluções para eles:

  1. Perdas de fieis- solução: a solução seria descentralizar o poder de Roma e colocar sub-papas representando cada continente, esses seriam subordinados ao papa principal do Vaticano;
  2. Pedofilia:- solução: liberar o casamento de padres, bispos e freiras. Expulsar os religiosos que praticaram pedofilia;
  3. Homofobia- solução: através de comunicado oficial deliberar que a igreja é contra a união de mesmo sexo, mas defende que todos os homossexuais sejam respeitados por todos. Acho que isso seria um grande avanço, assim como uma abertura para novos entendimentos.
  4. Doenças sexuais e controle da natalidade: acho que a igreja deve deixar de defender o não uso de preservativo. Ora, não é melhor usá-lo, e evitar que os indivíduos adquiram uma doença infecciosa fatal ou tenham uma gravidez não desejada, pois deixar de fazer sexo o povo não vai.
  5. Aborto: tema polêmico, que deve ser melhor discutido entre as várias religiões, comunidades científicas e governos, naqueles casos de anencefalia (bêbes sem cérebros).
  6. A igreja católica e as outras religiões: deve se promover a união de todas as religiões contra a violência, contra as drogas, contra as maldades do mundo moderno.
  7. Investir em novas tecnologias: por exemplo, como essa da fumaça virtual que será divulgada na internet pelo Vaticano, na escolha do papa, assim como a utilização do twitter, etc, aproximando mais os fieis.
  8. Conservadorismo: acho que a igreja deve se inserir mais nas ações em benefício dos povos.

Marco Valério

"Dos olhos da amada" e o "Soneto do Amor total"



Linda música "Dos olhos da amada" de Vinícius de Moraes e Paulo Soledade, logo em seguida o "Soneto do amor total" de Vinícius de Moraes. Excelente! Sendo interpretados por Caetano Veloso e Maria Bethania.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Filosofia do lago

Fotografia retirada do Blog Jornal Cidade
Não desista de suas convicções, apesar das dificuldades! Mantenha-se calmo, com a alma tranquila, como as águas de um lago, evitando as pedras que são lançadas, para permanecer em calmaria...

Marco Valério

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nós somos médicos. Até quando?



Até quando seremos culpados pelos desmandos com a saúde? Até quando os nossos salários serão inferiores aos nossos esforços e ao nosso trabalho? Até quando fingiremos estar tudo bem, se o descaso na saúde brasileira nos mostra que não se está bem? Até quando deixaremos por dias as nossas famílias, para nos dedicarmos à labuta médica, não recebendo para isso o devido reconhecimento da sociedade? Até quando seremos tachados de mercenários por que queremos apenas fazer jus aos nossos intermináveis estudos e aos nossos esforços, para proporcionar o melhor a outrem? Até quando vamos nos esquecer de nossa própria saúde, colocando o nosso ser no limite do cansaço físico e mental? Até quando iremos reclamar por todos os problemas vividos no cotidiano de nossa profissão? Até quando seremos médicos? Até quando?


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

Uma cruz e uma luz


Cada um leva a sua cruz,

Mas há também alegria

No túnel da vida, uma luz,

Mesmo na dor de uma sangria...


Marco Valério

domingo, 24 de fevereiro de 2013

No restaurante


Piadinha para passar o tempo:


Um casal foi a um restaurante e pediu para o almoço churrasco de filet de peixe. Passada meia hora, a fome já batendo no estômago, o garçon vem trazendo um espeto só que em vez de ser o filet de peixe, lá estava um filet bovino.

O cliente falou ao garçon do engano, mas como iria demorar muito para fazer o prato com filet de peixe, o casal comeu assim mesmo.

A mulher falou:
_ Querido, que erro num foi do garçon!!

O rapaz em tom de brincadeira para não perder tempo respondeu:

_ É, acho que ele achava que era filet de peixe-boi... (risos)

Obs:  O texto acima é só uma piadinha, mas lembremos que as espécies de peixe-boi se encontram ameaçadas de extinção e estão protegidas por leis amientais em diversas partes do mundo. No Brasil, o peixe-boi é protegido por lei desde de 1967 e a caça e comercialização de produtos derivados dele é crime que pode levar o infrator até dois anos de prisão. Vamos amar mais a nossa fauna e flora! Abraços!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Quatrocentas publicações


É com muita satisfação, é com muita alegria que chegamos a marca em nosso blog das quatrocentas publicações. Todas feitas com bastante criatividade, procurando sempre passar uma mensagem de otimismo e de diversão frente às dificuldades do cotidiano.

A missão não é fácil, até por que o nosso blog tem como único construtor das matérias a minha pessoa, mas, com certeza, é gratificante ouvir através de comentários pelas redes sociais a interação das pessoas quanto aos temas abordados aqui. É muito prazeroso também ouvir de uma pessoa um elogio sobre a qualidade posta em nossos artigos, e saber que os mesmos estão contribuindo para um mundo melhor e mais harmonioso, segundo as próprias palavras dos amigos que me leem.

Assim como um jogador de futebol que comemora cada gol feito em sua carreira e, principalmente, quando o número de gols alcançados é expressivo, irei comemorar também no mesmo estilo as nossas quatrocentas publicações, pois se cheguei até esta marca foi pelo motivo que recebi receptividade na leitura por leitores dos vários países no mundo, que se unem por esse precioso meio de comunicação chamado internet. Muito obrigado a todos vocês!


Marco Valério

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O mundo de olho na Coreia do Norte



A situação da região asiática é muito delicada, com a execução de supostos testes nucleares pela Coreia do Norte, uma forma de chamar a atenção do seu principal rival, Estados Unidos (EUA).

O Conselho de Segurança da ONU, na reunião com seus quinze países, decidiu impor sanções àquele país. Desta vez, até a China, aliada histórica da Coreia do Norte, portou-se contra as ações de Kim Jong-Ung, líder norte-coreano. 

Os EUA mudaram de foco, ao invés do Oriente Médio, agora, está visando mais as ameaças nucleares do Velho Continente.

A Coreia do Sul, país vizinho da Coreia do Norte, está em estado de alerta. É bem verdade que a utilização do poderio nuclear, objetiva negociações que venham a favorecer o país que o ostenta, mas não se deve cometer o erro de achar apenas isso, pois esse entrevero pode dar vez a uma Terceira Guerra Mundial, que por sua vez será o caos para todos os países do mundo e suas populações, que já sofrem com os problemas econômicos mundiais e agora com a possibilidade de haver grande matança de seres humanos.

Quanto dinheiro gasto em bombas nucleares para matar gente ou para se mostrar poderio bélico! Será que tanto dinheiro não deveria está sendo utilizado para salvar vidas pelo mundo?

Marco Valério



quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A filosofia da pipoca



As pessoas são como grãos de milho de pipoca, quando estão sobre altas temperaturas: uns resistem; outros se explodem e se mostram de formas diversas. Duvida? Então, é só olhar os formatos das pipocas.


Marco Valério

O filme Lincoln


Está passando nos cinemas o filme Lincoln, dirigido por Steven Spielberg, o qual retrata a história da guerra civil americana entre os estados do norte e sul, bem como o processo de libertação da escravatura daquele país.

O filme é longo, rico em imagens detalhistas daquela época. O ator Daniel Day-Lewis interpretou magistralmente Lincoln, com seus trejeitos, forma de andar e falar.

As cenas da guerra, em alguns momentos são fortes, mostrando com detalhes corpos em pedaços em um cenário triste.

Pontos importantes apresentados: a habilidade do presidente Lincoln de liderar uma nação dividida pela guerra; o jogo de interesses políticos, mostrando até passagens corrupção e de influências na votação da Emenda 13a. (Emenda aprovada da libertação dos escravos), a morte de Lincoln e o seu legado para história.

O filme poderia focar mais a luta das pessoas escravas da época em busca de seus ideais, pois em alguns momentos se passa a sensação que a libertação dos escravos foi por importância maior da vontade dos políticos brancos. A história nos mostra que a luta dos negros, colocando suas próprias vidas em campo, foi decisiva para a liberdade.

Marco Valério

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A renúncia


O mundo parou com a renúncia do papa Bento XVI, na última segunda feira dia 11 de fevereiro, com a justificativa de cansaço físico.
O papa teve uma responsabilidade muito grande, pois sucedeu um papa extremamente popular e querido pelos fieis, João Paulo II, além de ter tido muitos problemas para resolver: as denúncias de pedofilia da igreja, as mudanças da Medicina atual, a questão da homossexualidade, o relacionamento com outras religiões, a queda do número de católicos.
Acredito que além das condições físicas, o papa também vinha enfrentando fortes pressões internas por todos esses problemas anteriormente falados, que contribuiram para a sua renúncia, ao meu ver.
Quem será o próximo papa?
Defendo um brasileiro para ser papa, afinal já está na hora de o Vaticano expandir além das fronteiras europeias a escolha do representante maior da igreja católica. Isso conteria a saída maciça de católicos para outras religiões.
Marco Valério

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Qual a sua decisão?


A cada dia que se passa percebo que as pessoas optam por seguir por um de dois caminhos: um é o caminho da evolução benéfica, com melhoria humana em prol de uma coletividade; o outro é o caminho do egocentrismo e visão limitada, um processo nítido de involução confessa. Esses dois camihos são trilhados desde que o mundo é mundo... Só mudam os personagens... E aí, qual o caminho que você está seguindo?
 
Marco Valério