quarta-feira, 2 de maio de 2012

A arte do grafite


Estava caminhando próximo ao meu apartamento, quando me deparei com esta arte na av. Nego, na praia de Tambaú, em frente ao Centro Cultural da Profa. Zarinha e as fotografei.

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.


O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop, como uma forma de expressar os sentimentos dos menos favorecidos.

Ele foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo, sendo desempenhado com qualidade artísticas. Muitas polêmicas giram em torno desta arte, que não deve ser confundida com a pichação ou vandalismo, que são caracterizados pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. 

Vamos acompanhar as outras fotografias tiradas por mim:









Nenhum comentário: