quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

31 de janeiro 2012

Grata satisfação de encontrar amigos médicos, para comemorar o dia 31 de janeiro, dia do fim de muitas residências médicas pelo Brasil a fora. E o que é residência médica?

É um período, em que nós médicos, após a nossa formatura de Medicina, utilizamos para aprimorar cada vez mais os nossos conhecimentos práticos e teóricos, com acompanhamento, através de preceptores (médicos orientadores) em hospitais ou, em alguns casos, em áreas e localizações de saúde específicas.

Não escondo a emoção, neste dia, de encontrar com os amigos médicos cirurgiões Tarcísio Guerra e Tyrone César, para comemorarmos data tão expressiva. Afinal, sangue, suor e lágrimas se uniram e sempre se unirão na vida de um médico.

Este brinde da foto é prova da alegria do nosso sucesso. Este brinde é para os nossos pais, que acreditaram em nossos esforços, bem como para todos nossos familiares e amigos. Este brinde representa (neste momento vou utilizar até um termo dos nossos entes com mais experiência) a satisfação do dever cumprido.

Neste momento, representado pela foto, deu tempo até para boas conversas e tiradas inteligentes com os amigos, as quais transcrevo logo abaixo:

Tarcísio Guerra fala:

_ Marco, este dia é um marco em nossas vidas...-ele fez um trocadilho com o meu nome e, imediatamente, eu lhe disse:

_ É Tarcísio, vamos em frente, somos homens guerreiros, somos homens da guerra da paz...-minha intenção era aproveitar o sobrenome do amigo, para respondê-lo com a mesma inteligência de sua afirmativa.- neste momento, Tyrone César estava rindo.

Deveras foi um papo agradável, com muita energia positiva, com objetivos amplos e iluminados, que cada um iria seguir.

Parabéns, Tarcísio! Parabéns, Tyrone! Tenho a certeza que exercerão a Medicina com a verdadeira convicção de nossas palavras neste ambiente festivo em que estávamos.

Encerro, assim como os colegas médicos já citados, mais uma fase da vida e, hoje, no auge dos meus 33 anos de idade, sei que tenho muito que aprender, assim como tenho a consciência da importância do ínicio de meus estudos desde os 4 anos, para chegar aonde estou, enfrentando sombra, enfrentando sol, enfrentando todo um ciclo colegial, para depois adentrar na universidade de Medicina, fazer 6 anos, para depois trabalhar, e depois fazer mais 5 anos de residência médica: em Clínica Médica (2 anos), Cardiologia (2anos) e agora encerrando a minha última residência em Ecocardiografia (1 ano).

Gostaria de aproveitar este momento e parabenizar todos os outros colegas que neste dia 31 de janeiro estão comemorando, assim como eu, tão grande e merecida vitória... Obrigado, Senhor!

Marco Valério



Nenhum comentário: