segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Minha filosofia de vida

Fruto de minhas leituras de vários autores como Gandhi, Dalai Lama, Baltasar Graciàn, Sêneca, o nosso querido Augusto Cury, entre outros, bem como pelos ensinamentos bíblicos e pelas minhas próprias vivências, elaborei seis ensinamentos de vida que caminham comigo e me têm feito muito bem, por isso, pela primeira vez gostaria de compartilhá-los.

Utilizarei para isso alguns símbolos da natureza para facilitar os meus preceitos de minha filosofia de vida:
Em certos momentos da vida, devemos aprender com a água, pois a mesma se adapta bem a várias deformidades de terrenos. Ela alivia àqueles que a procuram pela sede ou atrás do alívio de um banho. Esse importante líquido é responsável por grande parte de nossa constituição. Sabe como ninguém absorver as pedras que são jogadas em sua superfície e é responsável por muitas vidas.


Aprecio um arrozal, dele me partiu a ideia de utilizá-lo como fonte inspiradora para mostrar-me a importância de jogarmos as nossas sementes pelo mundo e colhermos o sucesso dos outros. Acredito que só cresceremos se ajudarmos as outras pessoas, pois só assim elas poderão nos ajudar. Essa paisagem representa os nossos feitos para que outras pessoas prosperem e se sintam melhor.



Essa planta é popularmente chamada de algodão de seda, seu nome científico é Calotropis procera. É conhecida como uma planta invasora pela Botânica, presente em ambientes perturbados. Mas o que é uma planta invasora e ambientes perturbados? Uma planta invasora é aquela de rápida disseminação e crescimento, já ambientes perturbados são aqueles desgastados.

Ela tem um poder de proteção de insetos através do seu látex. Apresenta formações saculiformes que quando abertas, emitem suas sementes "voadoras", chamadas popularmente de Papais-Noel.

Suas sementes plumadas me revelam que temos que manter as mentes leves e tranquilas para seguir a nossa caminhada. Há momentos em que devemos utilizar esta filosofia mais que as outras.




O rochedo, ao meu ver, passa-me a lição da fortaleza, da resistência frente as ameaças do mundo. Essa filosofia deve ser empregada quando somos ameaçados por forças adversas. Encontramos a energia necessária para sedimentar ainda mais essa filosofia na gente com a nossa família ou com verdadeiros amigos.


O vento diz muito para nós, sua representação filosófica, na minha forma de pensar, representa a ação, mas saber agir no tempo certo. Veja como é bonito ele tocando as folhas de um coqueiro. Sinta-o no seu corpo e aprenda com o seu sussurro natural.


As mudas de galhos de plantas frutíferas simbolizam a paciência, o controle emocional, a esperança e o colher de nossas atitudes. Em outro artigo eu explico melhor essa minha filosofia de vida. Vejam: http://drmarcovalerio.blogspot.com/2011/02/uma-licao.html


Não se esquecendo do principal todas elas só existem pois Deus as criou. Pensem nisso!

Obs.:Todas essas lições servem para nos orientar na nossa vida. Comigo, elas deram e estão dando certo, por isso que as compartilho com todos vocês. Em outros artigos, voltarei falar mais sobre minhas filosofias de vida. Caso os nossos amigos tenham alguma dúvida ou queiram fazer alguma pergunta, por favor utilizem os comentários logo abaixo ou nosso espaço no Facebook ou Orkut.


Fontes das fotografias:

Foto 1 e 2: www.olhares.uol.com.br
Foto 3: www.beiradeestrada.zip.net
Foto 4: www.meupapelparedegratis.net
Foto 5: www.youtube.com
Foto 6: site de plantas botânicas.

Nenhum comentário: