Friedrich Shciller nasceu em 10 de novembro de 1759, em Marbach, Alemanha. Era o único entre dez irmãs. Embora que os pais quisessem que ele se tornasse um religioso, ele decidiu estudar Medicina.
Além disso, o amor pelas obras de Rousseau e Goeth inspirou a sua primeira peça, Os bandoleiros. É um banquete dramático que explora o conflito entre dois irmãos aristocratas: um rebelde líder estudantil e um manipulador que trama herdar os bens do pai.
Ao tratar de temas como a liberdade física, a opressão política e a tirania das convenções sociais, a peça virou uma sensação ao estrear, em 1782, no Teatro Nacional, em Mannheim, mas os sentimentos pró-revolucionários implícitos demonstraram ser excessivos para Karl Eugen, duque de Württemberg. A peça foi proibida em Stuttgart, e Schiller, detido temporariamente e proibido de escrever novas obras para o palco.
Conheceu Goeth, em 1789, em Weimar, e assumiu o posto de professor de história e filosofia em Iena. De 1793 a 1801, depois da leitura de Immanuel Kant, escreveu uma série de ensaios na tentativa de definir a atividade estética e a sua relação com a experiência ética.
Os ensaios continuam a influenciar a filosofia e a crítica literária nos dias de hoje. Morreu em 1805 e manteve até o fim de sua vida o interesse em relação aos ideais de liberdade humana na arte, na filosofia e na história.
Fonte:
P., Julian. Quinhentos e um grandes escritores.-Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
2 comentários:
A Escolha deste filosofo alemao foi muito Feliz, lembrando o ecletismo dele e seu, pois dominam varios ramos da ciencia.
Obrigado, Pádua, ganhei o dia... Obrigado, também, pelos comentários inteligentes de uma pessoa culta, como a sua pessoa, apreciadora das artes, enaltecendo o nosso blog. Seja sempre bem-vindo!!
Postar um comentário