segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Ultimamente, os vestibulares estão cobrando em suas provas questões de interpretação de linguagens, códigos e suas tecnologias. Essas duas representações publicitárias abaixo foram retiradas de questões do Sistema de Ensino Positivo, bem como a análise delas, feitas através de questões de múltiplas escolhas. Colocarei apenas a interpretação correta, de cada peça publicitária.



UM BANHO mais rápido pode salvar vidas. Crianção DM9DDDB, para Cia. Athlética e WWF-Brasil.
A chamada da campanha "Um banho mais rápido pode salvar vidas" refer-se tanto ao uso imoderado de água no banho quanto à possibilidade descrita pela imagem, ou seja, o evento inusitado de lutadores de sumô despencarem sobre a personagem. Essa duplicidade de sentido cria o efeito cômico da peça publicitária e serve como recurso para atrair o leitor.


USE música. Não deixe a droga controlar a sua vida. Nações Unidas, (s.d.) Campanha Publicitária.
O imperativo é um modo originalmente, ligado à noção de comando, mas é mais utilizado na Língua Portuguesa com o objetivo de convidar, induzir, aconselhar o interlocutor a fazer algo, como, por exemplo, aderir a uma causa, comprar um produto, adotar um comportamento.

A peça publicitária logo acima objetiva compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.


A minha avaliação

O que tenho notado é a formulação de questões mais interessantes nos vestibulares atuais, aproximando-se mais de nossa realidade, unindo as disciplinas avaliadas. O escrito também nos remete a uma reflexão que na arte da publicidade as imagens, as mensagens, as cores e formatos são meticulosamente feitos com o intuito de se chegar a um objetivo.


Marco Valério

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