sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Os segredos das apresentações poderosas


Excelente livro de autoria do médico Roberto Shinyashiki, o qual dá uma abordagem sobre oratória que o importante não é falar bonito, mas gerar ações em outras pessoas pelo falar.

Ele apresenta novas formas de pensar sobre o tema. O mesmo prega que o nosso sucesso é proporcional ao número de pessoas que nós ajudamos, pois o participante que vai assistir a uma palestra está interessado nele e não no apresentador, por isso que devemos conhecer os objetivos dos ouvintes.

Os segredos de uma boa apresentação, segundo o autor, são: ser ético, dar benefícios aos ouvintes, ser exemplo de que se fala, tocar os corações das pessoas, interagir com o público, ter ritmo e intensidade, permanecer na mente do público, usar o tempo com habilidade. Isso tudo é conquistado com muito treino e nunca desistindo com as dificuldades.

O livro tem uma linguagem fácil de ser entendida e as várias gravuras também ajudam a fixação das lições. Colocarei uma mensagem do autor extraída do livro:

"Curta sua apresentação

Apresentar suas ideias para um público é motivo para uma grande festa. É uma oportunidade maravilhosa!
Curta esse momento especial da sua vida, dê seu recado, atinja seus objetivos e ajude as pessoas a lidar melhor com sua vida.
E faça como disse Steve Martin: "Seja tão bom que ninguém poderá ignorá-lo."
Divirta-se enquanto faz sua apresentação. Afinal, esse momento é a coroação de todo o esforço que você teve se preparando."

É realmente um excelente livro, não deixe de lê-lo! Abraços!

Marco Valério


Nenhum comentário: