terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nós somos seres egoístas


Amigos leitores, pode parecer até algo que nos causa certa resistência, mas se mergulharmos fundo no  nosso íntimo, perceberemos que somos seres egoístas. Isso é a mais pura verdade. Eu sou egoísta. Você é egoísta e não adianta balançar a cabeça e ficar com raiva não, é sim. Nós somos egoístas.

Estamos sempre pensando na gente, e o resto que se exploda. Desde que o mundo é mundo, o egoísmo sempre existiu, só mudam os personagens e seus cenários. Uns apararentam-no mais que outros, em percentagens diferenciadas.

Nós seres humanos assim como as contas bancárias, temos as nossas finanças, só que na imaginária conta humana o capital são os nossos feitos, as nossas ajudas, as nossas palavras e conselhos para o bem, o nosso incentivo em uma causa coletiva. Enfim, esses fatores determinarão se as nossas contas de se fazer o bem dentro de nós estão positivas (o nosso lucro de ajudar) ou se estão negativas (o nosso déficit sentimental).

Só que têm pessoas que nunca ouviram falar em uma palavrinha mágica chamada "Gratidão". Bem, se ouviram falar, a amnésia as faz esquecerem, pois o egoísmo é tanto que anula até a possibilidade de outras pessoas as amarem com intensidade, funcionando como um escudo de resistência e da discórdia.

O egoísmo anda de mãos dadas com o orgulho, com a sensação de que as outras pessoas não existem e que não têm sentimentos. Afinal, o egoísmo só tem tempo de se ver ao espelho. O egoísmo emite palavras descabidas, mal-pensadas e infelizes que uma vez lançadas aos ventos não se tem como prever os seus resultados maléficos.

Nós somos seres egoístas pois estamos a toda hora e a todo instante sempre criando problemas, instigando dificuldades, acendendo a chama da infelicidade. Se todos nós já nascemos egoístas, não temos culpa disso, mas pelo menos que fique uma mensagem:

_ Sejamos nós menos egoístas!

Marco Valério


Nenhum comentário: