A estilística é a parte dos estudos da linguagem que se preocupa com o estilo.
Entende-se por estilo o conjunto de processos que fazem da língua representativa por meio de exteriorização psíquica e apelo.
Estilística e Gramática- A compreensão deste conceito de estilo se fundamenta na lição de Charles Bally, segundo a qual o que cracteriza o estilo não é a oposição entre o individual e o coletivo, mas o contraste entre o emocional e o intelectivo. É neste sentido que diferem Estilística (que estuda a língua afetiva) e Gramática (que trabalha no campo da língua intelectiva).
Baralhá-las, de modo que a Estilística se "dissolva" na Gramática, é pôr em perigo duas importantes disciplinas por confundir os seus objetivos de estudo.
Uma não é a negação da outra, nem uma tem por missão destruir o que a outra, com orientação científica, tem podido construir. Ambas se completam no estudo dos processos do material de que o gênero humano se utiliza na exteriorização das ideias e sentimentos ou do conteúdo do pensamento designado.
Fonte: BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa.-37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico.- Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
Postado por Marco Valério Gomes Batista Gonçalves (14/01/2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário