Nascimento: Século VIII a. C.
Estilo e gênero: Poeta épico grego cujos trabalhos celebravam eventos míticos e heroicos, com atenção especial à aristocracia. Utilizava um dialeto poético artificial, fraseologia repetida e cenas, dando destaque aos discursos e a extensas comparações.
Principais obras: Poesia - Ilíada, século VIII a.C., Odisséia, c.700a.C.
Os antigos gregos chamavam Homero como "O Poeta". Ele pertence ao mais alto escalão da literatura ocidental e a sua poesia revela uma compreensão da natureza humana raramente igualada e jamais suplantada.
Os detalhes sobre a vida de Homero foram recolhidos de trechos supostamente autorreferenciais de seus poemas.
A lenda a respeito da cegueira de Homero deriva de sua própria descrição de um bardo cego chamado Demódoco.
Mais tarde, os gregos atribuíram a Homero vários poemas antigos, mas apenas dois- Ilíada e Odisséia- podem ser verdadeiramnete descritos como homéricos. Não importa se ambos foram compostos ou não pelo mesmo autor - eles pertencem à mesma tradição de poesia oral e se destacam de outros exemplares da primitiva poesia épica grega em termos de qualidade e tamanho.
A Ilíada, ambientada durante o décimo e último ano da mítica Guerra de Troia, traça as consequências complicadas de uma desavença entre Aquiles e Agamenon, dois dos comandantes gregos no cerco de Troia.
A Odisseia, que se passa depois da queda de Troia, conta a árdua viagem de volta ao lar de outro herói grego, Odisseu (Ulisses, na versão latina), e sua luta para se restabelecer como rei de Ítaca.
Os dois poemas chamam atenção pelo domínio narrativo, pelo brilho retórico de suas falas e pela sensibilidade à amplidão das experiências humanas.
FONTE:PATRICK, J.501 grandes escritores.-Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário