quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Uma homenagem a São Bento-PB


No dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade de São Bento-PB, há sempre uma grande festa lá, na Capital Mundial das Redes.
Faço esta homenagem, porque foi naquele município do sertão, de gente hospitaleira e acolhedora, de pessoas amigas e trabalhadoras, onde comecei a trabalhar como médico.
O momento registrado nessa fotografia era da minha despedida, uma festa oferecida na casa do amigo prefeito Jacy de Sousa, o nosso Galego de Sousa. Fiquei muito contente, pois ali estavam pessoas importantes da cidade: os vereadores, os secretários, os amigos da saúde, da educação, empresários, entre outros amigos...
Na foto, estou ao lado do prefeito, registrando os meus feitos médicos, durante o meu período lá, e logo depois, pedi aos presentes para declamar uma humilde poesia, que era mais ou menos assim:


Poesia de despedida à capital mundial das redes

(I)
Estou partindo daqui,

A terra mundial das redes,

São Bento da Paraíba,

Capital de quem tem sede

Pelo trabalho nos teares

Ou num caminhão Mercedes.



(II)
Saio com coração partido

Com alegria no meu peito

Pelos sonhos repartidos,

Concretizados ou refeitos,

Nas ações da Medicina

Que as cumpri com respeito.



(III)
Antes era um povoado,

Chamado de Cascavel,

Às margens do rio Piranhas,

Na imensidão do teu céu,

Brejo do Cruz era teu dono,

Mas perdeu este troféu.



(IV)
Um padre te nomeou

Com o nome de São Bento,

É um nome de muita fé,

Que continua no momento.

Até o nosso santo papa

Possui o nome de Bento.



(V)
Não se pode esquecer

Do luar do teu sertão,

Das festas maravilhosas,

Dos irmãos de coração.

Todos vistos em São Bento,

Com toda admiração.



(VI)
Tua gente trabalhadora

É um povo hospitaleiro.

As mulheres desta terra

Tem o sangue brasileiro.

A beleza feminina

Tem quentura do braseiro.



(VII)
Chegando neste lugar,

Vi uma bela arquitetura.

As motos em ziguezague

Na praça da prefeitura,

Os carros novos nas ruas

E a polícia na viatura.



(VIII)
Na ponte do São Bentinho,

Passei muitas vezes lá,

Com a equipe de trabalho,

Íamos todos trabalhar.

E, depois do fim do dia,

Mudava o Sol de lugar.



(IX)
Nunca ia imaginar

Que aqui trabalharia.

E é com satisfação

Que parto com alegria,

Pelos amigos que ouvem

Esta minha poesia.



(X)
Agradeço ao meu Deus

E a São Sebastião.

Agradeço aos são-bentenses

E digo com emoção:

Foi um prazer conhecê-los.

Levo vocês no coração.



Marco Valério Gomes Batista Gonçalves
(médico e poeta)

São Bento, 31 de maio de 2006.
Foto por Rogério Paiva

Um comentário:

Unknown disse...

O lugar por onde iniciamos a carreira de médico nunca é esquecido. Parabéns pela gratidão, em mão dupla. De você para com a cidade ao dedicar-lhe um poema, onde exalta a historia e a beleza da cidade. Por outro a gratidão da cidade para com o teu trabalho, parando a cidade para uma cerimônia de despedidas. Você mereceu e continua merecendo! Bom dia