terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O que me faz feliz

Vou fazer uma lista de situações que me fazem feliz. Pego uma caneta e papel. E deixarei que a escrita flua como um mergulhar gostoso em uma piscina, como o deguste de um sorvete de chocolate, como o deleite de um beijo úmido apaixonado, como um abraço de um amigo que há muito tempo não se via.

Vou começar. O que me faz feliz é viver igual à tranquilidade de um idoso na cadeira de balanço. É o descansar em uma rede em uma varanda. É olhar a lua bonita e faceira em um céu com estrelas que me flertam. Felicidade é a sabedoria dos cabelos brancos de nossos mestres, que nos ensinam que estamos em eterno aprendizado.

Felicidade é fazer poesia na madrugada. É se agarrar em um cobertor em tempo frio em dia de feriado. É receber um bom-dia alegre. É ouvir uma música que nos emociona. Felicidade também são as bençãos de nossos pais. É se exercitar fisicamente e depois tomar um banho de alívio.

Uma água de côco, um suco de fruta preferida, um elogio recebido no trabalho, uma mensagem recebida de incentivo, o ar puro que se respira, o verde de uma vegetação, o azul celeste que nos encanta, uma leitura de um bom livro, assistir a um programa instrutivo de televisão, amar e ser amado, viver com o apoio de uma família próspera, cortar os cabelos antes de uma festa, alegrar-se com um sorriso de uma criança. Isso tudo é felicidade.

Escrever a palavra felicidade é fácil. Também é fácil sentir a felicidade ao lembrar das brincadeiras divertidas da infância, da conquista de se equilibrar em uma bicicleta, dos passeios que aliviaram a mente. Felicidade é um sono tranquilo e revigorante, é uma meditação em ambiente calmo, é receber um telefonema para saberem como se estar, são boas conversas com amigos, é fazer preces de agradecimento a Deus, é sentir o vento de uma praia, sentindo ao mesmo tempo a areia nos pés e ouvindo os cânticos do mar, com uma visão privilegiada da natureza.

Felicidade também é a tecnologia que facilita a nossa vida, é comprar o que realmente se necessita, é receber um salário justo pelo suor derramado, é ser valorizado sem se ter interesse, é tocar carinhosamente em um cachorrinho, é receber um carinho de namorada.

Felicidade é viver com amor infinito. É ser feliz consigo, e ajudar as outras pessoas a escreverem as suas próprias listas de felicidades...


Marco Valério Gomes Batista Gonçalves (escrito em 04/01/2011)

2 comentários:

Unknown disse...

Felicidade é poder fazer o que se gosta, com este que é o maior dos dons: a liberdade. Entre essas coisas: ler seus poemas!!! Parabéns Marco, seus poemas me permitem viajar, às vezes para longe, às vezes para dentro de mim mesma. Obrigada por compartilhá-los neste blog! Sucesso!

Marco Valério G. B. Gonçalves disse...

Felicidade, Itathiana, é ter paz, é receber um comentário como o seu, que me incentiva a escrever mais e mais...