segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Eu não sou fominha...
sábado, 28 de janeiro de 2012
A arte do nado sincronizado
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Metamoforse
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Atenção!! A Medicina vai falar...
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Teste de criatividade
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Rapidinhas no trânsito
"No futuro, não faltará capital, mas talento"
Klaus Schwab
Presidente do Fórum Econômico Mundial afirma que o Fórum em Davos, Paris, que reúne os principais dirigentes e líderes políticos do planeta discutirá os modelos econômicos e de liderança. Segundo ele, em momentos de euforia e crise, durante quase 41 anos do fórum, nunca se apresentou o mundo desta forma: como uma pane generalizada.
Schwab também acha que o líder do passado era determinado pelo poder, pura e simplesmente. O de hoje precisa ser determinado por um modelo mais colaborador, que ele chama de poder social.
Fonte: Jornal O Globo.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Um dia nublado
Hoje está nublado, logo me lembrei da minha infância, mas só que não deu para se fazer festa com a chuva como na infância, porém a chuva atual me deu um banho inesperado e me fez lembrar do passado e sendo assim faça chuva ou faça neve, o Sol sempre aparecerá para secar as nossas roupas e iluminar os nossos pensamentos, mas enquanto isso não ocorre, desejo-lhes:
_Um dia nublado para todos!
Marco Valério G. B. Gonçalves
domingo, 22 de janeiro de 2012
Entrevista com o médico e escritor Marco Valério
CJ: Como surgiu a ideia de criar um blog?
MV: O gosto pela escrita cresce à medida que se escreve. Desde criança sempre gostei muito de escrever sobre fatos que acontecem no mundo e interagir com as pessoas através de meus escritos.
CJ: É verdade que você começou a divulgar seus escritos através do Orkut?
MV: Sim, o Orkut foi o início de tudo, no mundo da internet! O meu objetivo principal era divulgar os meus escritos através da Marcorkut (a página do meu Orkut, que chamo dessa forma, onde no lugar de se postar fotos, eu coloco textos meus), mas devido a algumas limitações referentes a colocar posts com escritos, senti necessidade de criar um blog. Mas antes disso, já escrevia alguns artigos nos jornais do Centro Acadêmico de Medicina, no Jornal do Conselho Regional de Medicina e alguns textos em jornais locais.
CJ: A princípio, o que você acha dessa interação leitor versus escritor?
MV: É muito importante para aquele que escreve sentir a reação de quem o lê, ao receber um feedback; tanto positivo, quanto negativo; me serve de estimulo para escrever mais e melhor. Acredito que esse feeling dos leitores é muito importante para o escritor.
CJ: Pra você, como foi o primeiro ano do blog?
MV: Foi muito difícil, pois tive que me desdobrar entre as atribuições médicas e a escrita, como também, a incerteza no que diz respeito à aceitação por parte dos leitores: se meus artigos estariam tendo um significado positivo ou não... mas com o passar do tempo fui tendo a certeza que sim.
CJ: O que você me diz quanto ao blog ter atingido o quantitativo de 5.000 acessos em um ano?
MV: Considero como um resultado muito bom para mim como único editor do blog. Sei que existem vários outros blogs com um percentual de acessos, significativamente, maior que o meu, mas considerando a produção literária e artística feita apenas por uma pessoa, vejo que, para mim, os 5.000 acessos foi uma quantidade satisfatória.
CJ: Há uma certa resistência à cultura poética em nosso país. O que você me diz a respeito dessa desvalorização ao artista?
MV: Considero a Medicina como sendo uma arte. O médico, assim como os demais artistas, também é uma figura desvalorizada frente às autoridades políticas deste pais. É, justamente, através desse espaço que quero chamar à atenção para que valorizemos mais e mais os sentimentos, a música, a pintura e todas as outras formas de atitudes oriundas do íntimo das pessoas. Como médico, utilizarei este espaço, para lutar por melhores condições de trabalho para a arte hipocrática, bem como lutarei pela exaltação das outras artes.
CJ: Podemos citar muitos exemplos de escritores célebres. Para você, quais deles lhe servem de inspiração?
MV: Com certeza, o mundo é muito rico em cultura poético-literária, dentre vários grandes escritores, me inspiro em nosso poeta paraibano, Augusto dos Anjos; Erico Veríssimo, em suas comédias; nossa estimada, Lya Luft, grande romancista brasileira; Dalai-Lama; Daniel Goleman; Taylor Caldwell, autora do livro Medico de homens e almas; Augusto Cury; nosso grande romancista e defensor de suas teorias científicas; o Paraibano, Ariano Suassuna; Dráuzio Varella; a literatura antiga de Baltazar Graciàn, dentre outros.
CJ: Que mensagem você enviaria aos escritores que estão começando ou mesmo àqueles que ainda estão relutantes em entrar no mundo da literatura?
MV: A mensagem que eu deixo é que eles deem o melhor de si, escrevam sua vida da melhor forma possível, pois só assim a sua história será lida com a simplicidade, com a veracidade e com o reconhecimento que vem da sua alma e da sua constituição humana.
Carla Juliana B. de Lima para o blog Coração, Versos e Prosa
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Vou mandar abraços para...
... Para os leitores da Alemanha, Inglaterra, Rússia ...
... Para os leitores do Brasil, Argentina, Mexico, EUA...
(clique na imagem acima)
Lya Luft pelo twitter @Lya_Luft
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Agradecimentos pelo meu niver
Durante toda minha trajetória de vida, sempre visualizei o lado positivo das situações, mesmo em dificuldades maiores. Aprendi com os meus pais os princípios da ética, da moral, da honra e de ser uma boa pessoa, por isso aqui fica marcado os meus agradecimentos aos meus pais (meu pai in memorian) e em nome deles a todos os pais que amam e lutam pelos seus filhos incondicionalmente.
Agradecer também ao meu irmão Túlio, um grande médico que me orientou e que sempre me orienta com seus conselhos pontuais e nobres visando ao meu sucesso, bem como agradecer a sua família, que também é minha, a minha sobrinha Yasmin e a comadre Erika e a futura bebezinha que estará para vir, presentes dos anjos e bençãos dos céus aqui na Terra.
Gostaria também de agradecer a Carla Juliana, minha namorada, por compartilhar comigo dos momentos tristes e dos momentos alegres de minha vida.
As manifestações de carinho dos familiares e amigos, também, são lembradas por mim neste momento, as quais ocorreram no trabalho, na internet e por telefone, acho que nós seres humanos temos que reconhecer a alegria contida nas pequenas atitudes que se tornam grandes na proporção do amor advindo do coração.
E por fim agradecer a felicidade, que me faz ter a certeza de a mesma ser o adubo de fertilidade, o qual faça nutrir em nossas faces um sorriso de alegria, pois hoje é o meu aniversário, pois hoje é o meu niver... Muito obrigado a todos vocês pelas manifestações de carinho e de amizade...
Marco Valério G. B. Gonçalves
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Se eu errei foi querendo acertar...
Muitos acertos realizados. Muitas atitudes cumpridas. Muito suor, esforços e trabalho e uma perspectiva infinita de sonhos e ideias a cumprir.
Em determinados momentos, somos colocados na berlinda da vida e a vida nos cobra acertar. Se não acertamos, somos penalizados por nós e por outrem.
Os grandes inovadores, cientistas e idealizadores só criaram grandes feitos, porque também erraram e com seus erros, procuraram soluções para acertar, por isso caros leitores, em algum momento de nossas vidas, vamos errar ou vamos ser vítimas de erros ou seremos condicionados ao erro, porém durante esta mesma vida vão existir em nosso caminho pessoas que nos encaminharão com benevolência para a excelência do acerto.
Não sei se estou correspondendo às expectativas dos nossos leitores com meus escritos, não sei se estou acertando mais que errando ou vice-versa, mas tenham certeza que tenho a grata satisfação de tê-los neste espaço de cultura e de troca de ideias, objetivando uma forma diferente de pensar e de interagir com os nossos sonhos e fantasias.
Na vida, às vezes escrevemos errado, na vida, às vezes, escrevemos certo, se errei foi querendo acertar...
Marco Valério G. B. Gonçalves
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
"Menos a Luiza que está no Canadá"
A expressão que está bombando na internet, advinda de uma gafe de um comercial de um edifício pelo colunista Gerardo Rabello, tem explicação para sua rápida expansão no Twitter e Facebook, fazendo com que até pessoas famosas como o cantor Lenine, Chiclete com Banana, Ronaldo (fenômeno) e lógico eu (risos) também caíssemos na onda.
Se você quiser entender melhor sobre o que estou falando é só procurar no senhor Google, logo, logo, vai ver milhares de informações sobre a Luíza e sobre a expressão que é o título deste meu escrito.
Mas de onde vem essa febre, partindo de uma explicação sociológica e psicológica? Qual será o final de tudo isso?
1) Um erro ou uma notícia ruim correm mais rápidos que um elogio ou notícias boas sobre as pessoas.
2) A gafe inicialmente foi espalhada para mandar uma mensagem ao apresentador que muitos estavam achando que houve exibicionismo ao se dizer que a filha estava no Canadá, que a informação era desnecessária.
3) Logo após, o humor cuidou de divulgar ainda mais a história da Luíza que estava no Canadá, utilizando todas as formas criativas encontradas na net;
4) Os publicitários viram que esta seria uma oportunidade enorme de se aproveitar da situação e divulgaram ainda mais o fato;
5) Pessoas famosas caíram na festa, pois o povo já estava na festa da Luiza;
6) Até políticos já estão dançando a dança da Luiza.
Mas por que toda essa febre no povo?
Eu explico:
O que estamos vendo nada mais é que uma forma inconsciente de desviar todas as atenções de nossos sofrimentos, salários baixos, violência crescente, etc, passando para o mundo imaginário do faz de conta.
E isso vai parar onde?
Se a Luíza souber aproveitar, ela poderá ganhar muita grana com publicidade, sem se falar que esse poderá ser um pé para ela mostrar os seus pontos positivos como pessoa e outras habilidades que ela tem.
Outra possibilidade é que depois da febre, as pessoas caiam na real e voltem para a vida de "realidades" árduas atuais e deixar a história de Luíza no esquecimento.
A família de Luíza e a própria Luíza têm que saber trabalhar muito bem os pontos sobre que falei, para não cair no ridículo essa história.
Eu particularmente torço pelo sucesso da Luíza e de sua família, mesmo a Luiza estando no Canadá... Por isso... Volta Luíza!
Marco Valério G. B. Gonçalves
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Preservação da natureza
domingo, 15 de janeiro de 2012
Carta à Rede Globo de Televisão
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
A arte do Cartoon antigo
As fulminações do Vaticano contra o panfleto anti-infalibilidade do Sr. Gladstone, naquela época, não conseguiu produzir o efeito pretendido.
Alusão à eleição geral que por maioria o sr. Distaeli tornou-se premier pela segunda vez
Fantástico! Pela leveza dos traços, pela simbologia da imagem realçando os acontecimentos sociais daquela época...
Obs.: Para ver melhor sobre as informações da obra e apreciar mais de perto os cartoons é só dar um clique com o mouse nas imagens. Abraços...
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
A música segundo Tom Jobim
A Sony Pictures lança no dia 20 de janeiro o filme "A Música Segundo Tom Jobim". O documentário trata da música e vida do maestro, cantor e compositor brasileiro de renome mundial.
Dirigido por Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim, o filme se dispõe a encarar o desafio de desvendar a trajetória musical do grande autor de uma obra eterna, de alcance internacional.
Fonte: Portal Ig
Álbum de família
Bem, como alguns dos princípios deste blog é falar sobre os sentimentos advindos do coração e, a exaltação das artes, então, vamos falar a respeito da confraternização de aniversário da prima Túlia e o show do seu esposo Emerson no Clube dos Magistrados da Paraíba.
Um momento aconchegante,alegre, familiar e com boas conversas, ao som do amigo cantor Emerson Urai e sua banda, apresentando um repertório da música popular brasileira, inclusive com algumas músicas de sua autoria, abrindo espaço também para enfatizar o lado instrumental da banda, em determinados momentos.
Vamos mostrar um pouco da festa, em nosso álbum, logo abaixo:
A prima Túlia, recebendo através dos "parabéns para você" o desejo de sua família por muitos anos de vida.
Olha o primo Padoca, aí, com tia Biba, em um momento ímpar de harmonia familiar
E por último, a foto do editor deste humilde blog, com Luís Henrique, o filho da nossa amiga Lena:
Mas, olha que menino danado, eu nem tinha percebido o que estava escrito na camisa dele, só vim reparar depois, ao colocar a fotografia aqui. Vou tirar esta foto daqui... (risos)
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
A mãe de Joãozinho (parte II)- o troco
Em um determinado fim-de-semana, ele pediu a mãe:
_ Oh, mãe, a galera vai passar o sábado pegando onda na praia, eu gostaria que a senhora me desse uns mil reais, para passar lá...
_ Como é a história?- pergunta a mãe surpresa e cética.
_ É isso mesmo mãe, vai ser irado, os caras da escola me chamaram para pegar ondas radicais. Lá vão estar as minas. Bacana mesmo...
_ Claro que eu não vou lhe dar o dinheiro, João Augusto, pois vamos ter que ir ao casamento de sua prima Ana Júlia.-responde a mãe com autoridade.- E você vai comigo e com o seu pai.
_ Mas mãe, eu vou perder essa oportunidade de me encontrar com a turma? Eu num passei de ano e tudo... Vai, mãe, libera aí... Por que a senhora tá agindo assim?
_ Meu filho, estou agindo assim, pois se não agisse assim, eu não seria eu, seria você...
_ Pô, mãe, magoou geral...
Marco Valério G. B. Gonçalves
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
A mãe de Joãozinho (parte I)
_ Joãozinho, venha logo aqui!
Joãozinho, ainda garotão, com seus 13 anos de idade, corre ao encontro da mãe e pergunta:
_ Que foi mãe?
_ Por que o seu boletim escolar está todo vermelho?- a mãe furiosa queria saber o motivo das notas baixas do pirralho.
_ Pô mãe, é porque eu gosto mais da cor vermelha que a azul, sacou?
_ O que? Eu não estou acreditando no que estou ouvindo, pare logo o futebol e vá estudar, seu moleque!
A mãe de Joãozinho, depois de alguns minutos, já mais calma disse:
_ Olhe, meu filho, eu faço isso para o seu bem, quero que você seja um excelente advogado, seja um amante da família, igual a sua mãe, aqui, ganhe muito dinheiro,igual a mamãe, aqui, siga os princípios de nossa religião, igual a mim, aqui, um amante da vida social, um executivo de sucesso, vestindo-se bem, igual a mim, o qual aproveite as delícias da arte culinária mundial, igual... É isso que quero para você, filhinho, o melhor...
_ Pôxa, mãe,brigadão, mesmo, mas eu pretendo fazer Filosofia, ser um monge e fazer voto de pobreza e de castidade, recolher-me em meditação em templos de paz e harmonia, usar uma bata simples e surrada, ser vegetariano...
_ Meu filho, não seja do contra com a mamãe!-fala a mãe de Joãozinho em tom de descontração.- Por que você tá me dizendo esses pensamentos, filho?
_ Puxa, mãe, eu tô dizendo isso porque se eu não dissesse isso eu não seria eu, seria a senhora...
Marco Valério G. B. Gonçalves
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Sempre um papo
Em parceria com a Associação Sempre Um Papo, a TV Câmara exibe quinzenalmente debates com escritores brasileiros, colocando frente a frente autor e leitor.Essa é a apresentação que há sobre o programa.
Os programas são bastante interessantes, já que podemos escutar o pensamento dos autores. Nele, há uma plateia de leitores que podem fazer perguntas aos escritores. O programa "Sempre um papo" pode ser acompanhado também pela internet no site da Câmara dos Deputados.
O último programa a que assisti, foi com Lya Luft, que falou sobre vários temas: das relações humanas atuais, do seu trabalho como escritora, inclusive participando da revista Veja, que tem mais de 1 milhão de leitores.
Vamos acompanhar um vídeo de Lya Luft, logo abaixo:
Abraços!
Marco Valério
Fonte:
http://www2.camara.gov.br/tv/materias/SEMPRE-UM-PAPO/189169-LYA-LUFT-(ESCRITORA-E-TRADUTORA)-(BL.1).html
domingo, 8 de janeiro de 2012
Um minuto de silêncio
Deixo aqui os meus sentimentos às famílias das vítimas, bem como a minha solidariedade, em especial à família da cajeizerense que também partiu para os braços de Deus, Mariana Diógenes Moreira, uma pessoa doce e pura em sua essência, a qual agora repousa em travesseiros de nuvens e recebe os nossos mimos terrestres através de nossas orações. Meus sentimentos!
A população do sertão paraibano já se manifestou que vai cobrar da empresa de transporte Guanabara melhores condições de repouso e descanso para os motoristas, já que o acidente foi ocasionado por um cochilo do mesmo, inclusive lutando pela colocação de um segundo motorista no longo trajeto entre as cidades de João Pessoa a Cajazeiras.
Gostaria que os amigos que me leem no momento, pedissem a colocação do segundo motorista entre os trechos já comentados, enviando a seguinte mensagem (...):
"Nós consternados com o acidente que ocasionou várias mortes nas proximidades de Sousa, envolvendo um ônibus da empresa Guanabara, pelo cochilo do motorista da mesma, viemos solicitar do setor administrativo responsável a colocação do segundo motorista em viagens longas. Agradecemos desde já."
(...) mandando-a para o seguinte email: afetividade@expressoguanabara.com.br ou para qualquer outro espaço da net que por ventura possa ter certa divulgação.
Obs.: Caso você não consiga mandar o email diretamente apertando no nome acima, sugiro abrir a sua conta de email, copiar e colar o endereço, bem como a mensagem e enviá-la. Abraços... Divulguem essa manifestação de apoio e solidariedade!
Marco Valério Gomes Batista Gonçalves
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Cajazeiras em 1978 e meu querido pai
No vídeo vemos os gestos firmes e decididos de meu pai, um grande homem, discutindo as ações do município, contribuindo para o progresso cajazeirense.
Acompanhem o vídeo no Youtube no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=Crp1wWB1AZo&feature=player_embedded
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Relações I
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Pizza mia! Mama mia!
Presenciei um fato interessante em uma pizzaria, uma pizza cansada de ver um termo repetitivo ser usado nos vários meios de comunicação em detrimento de seu nome, no íntimo do seu último pedaço, revoltada pede ao garçon para se recolher, através de um bilhetinho que ela mesma escreveu em um guardanapo, em protesto por ver a associação de tudo o que é ruim com o nome dela, através do termo “tudo acaba em pizza no Brasil”, por isso solidário à amiga pizza, peço-lhes para sermos mais criativos em nossos textos e deixar de lado expressões corriqueiras e prontas que de tanto serem repetidas se tornam insuportáveis. Eu apoio a sua reivindicação ó pizza mia.
Marco Valério Gomes Batista Gonçalves.
Foto por Marco Valério.
Ano de 2032: extinção dos médicos
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
O filme "O palhaço"
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Hipócrates: o pai da Medicina
A obra de Hipócrates, vasta obra, que ainda hoje desperta o maior interesse, reflete sua verdadeira genialidade. Seu grande mérito, como escritor e como médico, vem de ter sabiamente associado, em íntima união, a filosofia teórica e especulativa aos conhecimentos científicos práticos.
Sempre considerou o homem como parte do universo, estudando sempre conjuntamente um e outro como fazendo parte de um todo inseparável.
Foi um grande cidadão ao mesmo tempo que grande médico, contando-se que sustou uma invasão à ilha de Cós com seu grande prestígio e influência diante dos atenienses que a ameaçavam.
A parte mais popular e talvez mesmo a mais interessante de sua obra é: Os aforismos. Apesar de reconhecida esta parte de sua obra como indiscutivelmente autêntica, deu ela motivo a grandes controvérsias em todos os tempos. Os comentadores desta obra foram inúmeros, entre eles Galeno, Teófilo, Gésius, Damásius e Etienne.
Alguns exemplos dos aforismos hipocráticos:
" Em estado de fome, não se deve fatigar com trabalhos."
"A alimentação além da que suporta a constituição da pessoa, produz doença, como mostra o tratamento."
"A fome se acalma bebendo vinho puro."
Nota: Os aforismos fazem parte do Corpus Hippocraticum, extenso compêndio de obras e recomendações médicas. O principal mérito da filosofia de Hipócrates foi a abordagem puramente natural das doenças e a recusa às interpretações mágicas e religiosas predominantes na época.
Fonte: Hipócrates. Aforismos- Antologia, editora Martin Claret, São Paulo, 2007
domingo, 1 de janeiro de 2012
Relato rápido
Sonhos, projetos, desejos hão de ser postos em prática. A felicidade, nossa amiga, é imprescindível em nossos sorrisos.
Já comecei o dia abraçando o ano novo e agradecendo por tudo que consegui no ano que se passou.
Marco Valério