quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Teste de criatividade

Vou colocar um paradoxo, extraído do livro "Aumente o poder do seu cérebro" de Ken Russell e Philip Carter, para ver a solução dos amigos leitores. Vamos lá:

"Esta apresentação de um famoso paradoxo estimula o pensamento criativo e a discussão filosófica.

Vou me aposentar na próxima semana e receberei um presente dos colegas, porém, o dia da entrega será uma surpresa. Em outras palavras, embora eu saiba que serei homenageado, não sei se isso acontecerá na segunda, terça, quarta, quinta ou sexta.

A questão a ser considerada é: esse presente surpresa poderá de fato ser entregue? Sei que não o receberei na sexta-feira, pois, se a entrega fosse deixada para esse dia, o último dia não seria mais uma surpresa. A lógica continua do mesmo modo até a segunda-feira. Por isso, a entrega de um presente surpresa é impossível.

A princípio, quando lemos o paradoxo com a mente clara, podemos pensar que a questão proposta é ridícula, mas, como em todos os bons paradoxos, ela foi feita para confundir, e quanto mais pensarmos sobre o problema, mais confusa ficará a mente.

Existem outros meios de resolver este paradoxo?

Vou fazer uma sucinta explanação do paradoxo acima, o que ele quis mostrar foi o seguinte como o dia da entrega do presente tem de ser surpresa, então a sexta-feira não pode ser (pois a pessoa notaria que se não foi entregue o presente nos primeiros dias da semana, o único dia era sexta, então, não seria surpresa). Se a sexta não pode, então o ultimo dia seria a quinta, que por sua vez, nestas condições não poderia ser já que ficaria sendo o último dia e não haveria surpresa. Se a quinta não pode ser o último dia seria a quarta, com o mesmo raciocínio anterior, percebe-se que nenhum dia da semana pode ser. Então, ele pede no desafio do paradoxo que encontremos uma solução...

Por exemplo, o filósofo grego Zeno sugeriu que nos últimos segundos da quinta-feira você vê alguém se aproximando com um presente. "Aqui está seu presente", ele diz, e olha para o seu relógio, que é extremamente preciso. Pelas razões já explicadas antes, você alega que o presente não é inesperado. "Mas", diz seu amigo, "a quinta-feira está acabando e a sexta está para começar", e lhe entrega o presente no momento exato da mudança- o momento entre a quinta e a sexta-feira."

Com certeza, existem outras possibilidades, talvez menos fantasiosas que a proposta de Zeno. Dê a sua opinião para resolver esse paradoxo, através dos comentários abaixo. Depois, darei a minha opinião para resolvê-lo. Desta forma estaremos filosofando um pouco e aumentando o poder do nosso cérebro.

Abraços... Quero ver todos participando!!

Marco Valério

3 comentários:

look disse...

Bem, eu sugiro que a entrega do presente fique p o sabado ou domingo, pois ja que nao pode ser entregue de segunda a sexta (não sendo mais surpresa), a entrega sera feita no sabado ou no domingo, pq ai sim, sera um presente inesperado! :)

Marco Valério G. B. Gonçalves disse...

Carla, sua sugestão é perfeitamente válida ao meu ver... Parabéns... Vamos ver mais opiniões... Só lembrando que depois postarei a minha sugestão... Abraços... Vamos participar, gente!

Marco Valério G. B. Gonçalves disse...

A minha solução foi a seguinte: em cada dia da semana o aposentado recebe um presente diferente, de segunda a sexta, porém no último presente na sexta, além do presente ele recebe uma mensagem e uma caixinha com papeizinhos dobrados. Na mensagem havia os seguintes dizeres: Puxe da caixinha apenas um papel, nele estará escrito o presente que será seu, os outros você terá de devolvê-los. Assim, o aposentado não saberá nem o presente nem o dia que receberá até o último dia, mantendo assim o clima de surpresa.