quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atenção!! A Medicina vai falar...


Às vezes, fico imaginando caso a Medicina tivesse um púlpito e pudesse falar abertamente para todos nós, médicos e pacientes, como seria isso?

Talvez o mestre-de-cerimônias anunciasse, mais ou menos assim:

_ Senhoras e senhores, com a palavra a senhora Medicina...

E a Medicina começa o seu discurso:

_ Senhoras e senhores, por muito tempo fiquei calada, durante esse longo tempo de minha existência, mas senti a necessidade de vir a esse púlpito e utilizar este microfone para dizer algumas verdades que tenho visto...

_Hoje, eu já não sou a mesma de antigamente, vocês bem sabem disso, deixei de ser uma Medicina antiga para ser uma Medicina mais tecnológica e vocês me acompanharam nesta transformação, ó meus queridos seguidores médicos, bem como nossos pacientes.

_Sei que está havendo um desânimo muito grande em várias partes do mundo, envolvendo o meu nome, os jornais me chamam de mercenária, de indiferente, de cruel, mas eles se esquecem de analisar as verdadeiras situações que estão por trás disso tudo: dificuldades no exercício do meu nome, desvalorização de mim e dos meus liderados e uma completa desunião...

_ Não posso deixar de dizer também, neste momento, que alguns dos que acreditam fazer a verdadeira Medicina, hoje, não passam de enganadores de si mesmos e de outrem, pois se enganam ao achar que para se fazer Medicina tem que se desvalorizar, tanto em atos como em atitudes... Aqui, fica o meu lamento e se Hipócrates fosse vivo também deixaria o seu lamento também...

_ As pessoas para falar em meu nome, primeiro, tem que gostar de me fazer, com toda devoção do peito. Tem que ter coragem, perseverança, tem que ter atitudes grandiosas, tem que saber dar o respeito aos outros, valorizar a palavra e claro amar a si e o que se faz...

_Hoje, vemos uma guerra fratecida, um jogo de empurra de responsabilidades de governos e de governados. Fico bastante preocupada ao ver os meus discípulos em eterno trabalho sem descansar... Gostaria de alertá-los que a mente também necessita de descanso e de lazer... O mundo está precisando de mais meditação.

_ Para encerrar, essas minhas humildes palavras, gostaria de dizer que amem o que vocês fazem e lutem por aquilo que lhes é de direito, pois só assim vocês serão amados e respeitados...

_ E tem mais, em outras ocasiões eu voltarei a ocupar este púlpito e através da oratória dizer outras verdades...

_Abraços, meus amados...


Discurso da Medicina



Marco Valério Gomes Batista Gonçalves

Nenhum comentário: