quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ano de 2032: extinção dos médicos


Vou brincar um pouco com o imaginário das senhoras e senhores e lhes transportar para o ano de 2032, a exatamente 20 anos mais tarde. Vamos conferir como seriam os fatos?
04/01/2032: Na TV RecGlobus em horário nobre, o apresentador do jornal anuncia:

_ Hoje é um dia histórico e triste na Medicina brasileira, pois acaba de deixar a profissão o último médico que atuava em nosso país. Tudo isso se deveu a política de "Porteira de Shopping" (uma alusão a substituição de trabalhadores por porteiras eletrônicas) que assolou no nosso país também a classe médica, bem como políticas de desvalorização da arte hipocrática.

_ Nesses últimos 20 anos, os médicos foram sendo substituídos gradualmente por produtos tecnológicos mais em conta para o governo e para os empresários da saúde. Hoje, já temos no mercado e atendendo em hospitais o Robomed, o robô mais eficiente no tratamento de doenças emergenciais, as cirurgias estão sendo realizadas por robôs com dispositivos de laparoscopia. Até as cirurgias oncológicas receberam aparelhos que extirpam os tumores por teletransporte.

_Nas últimas décadas os salários médicos caíram em torno de 1001%, as condições de trabalho para seres humanos pioraram, fazendo com que houvesse o abandono geral da profissão por falta mínima do exercício dela.

_ O ser humano deu lugar à máquina. Não podemos esquecer a engenhoca mais recente criada o Imed, o telefone celular, que também tem função de médico, faz exames laboratoriais, exames de DNA, testes sorológicos e pesquisas de doenças genéticas com apenas uma gota de sangue do paciente, bem como diagnósticos precisos de imagem e através do dispositivo de ondas eletromagnéticas aciona um pequeno aparelhinho, localizado no subcutâneo do paciente, liberando medicações. Os Imeds mais sofisticados também tem o aplicativo psicomed com auxílio 24h.

_ A população ainda está um pouco receosa com a nova situação, mas já há evidências de apoiarem as mudanças. Já o governo federal está preocupado mesmo no momento é com os mais de 2 milhões de ex-médicos do Brasil, pois já que eles só sabiam exercer a arte da Medicina, depararam-se com um problema social. Por isso o governo está pensando em criar o Bolsa med, um programa assistencial de combate a pobreza, para poder amenizar o sofrimento dos ex-médicos e com pensamento já nas próximas eleições.

_ Em entrevista recente, com o último médico a deixar a profissão, ele nos revelou a sua insatisfação e nos disse que a culpa disso tudo é da classe médica que nos últimos anos não se mobilizou em defesa de seus ideais.

Agora, eu fico imaginando como será o pensamento real em 2032, por exemplo, dos ex-médicos? Da sociedade? Do governo? Dos vários setores da saúde? Será que deveremos chegar a esse ano do futuro para ter as respostas dessas perguntas?

Marco Valério G. B. Gonçalves. (médico e escritor)

Nenhum comentário: