segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hipócrates: o pai da Medicina

Nasceu Hipócrates na ilha de Cós no ano de 460 antes da Era Cristã, conforme é consenso geral, apesar de não se poder assegurar exatamente como sendo esta a data de seu nascimento. Morreu em 377 a. C., contando, portanto, 83 anos de idade - se bem que este dado de sua morte é igualmente incerto. Pouco se conhece realmente de sua vida, alguns achando que viveu até 90 anos, outros 104 e 107. Deixou 87 escritos, que formam a coleção hipocrática. Há também dúvida a respeito da autenticidade de todas as obras que lhe são atribuídas.

A obra de Hipócrates, vasta obra, que ainda hoje desperta o maior interesse, reflete sua verdadeira genialidade. Seu grande mérito, como escritor e como médico, vem de ter sabiamente associado, em íntima união, a filosofia teórica e especulativa aos conhecimentos científicos práticos.

Sempre considerou o homem como parte do universo, estudando sempre conjuntamente um e outro como fazendo parte de um todo inseparável.

Foi um grande cidadão ao mesmo tempo que grande médico, contando-se que sustou uma invasão à ilha de Cós com seu grande prestígio e influência diante dos atenienses que a ameaçavam.

A parte mais popular e talvez mesmo a mais interessante de sua obra é: Os aforismos. Apesar de reconhecida esta parte de sua obra como indiscutivelmente autêntica, deu ela motivo a grandes controvérsias em todos os tempos. Os comentadores desta obra foram inúmeros, entre eles Galeno, Teófilo, Gésius, Damásius e Etienne.

Alguns exemplos dos aforismos hipocráticos:

" Em estado de fome, não se deve fatigar com trabalhos."

"A alimentação além da que suporta a constituição da pessoa, produz doença, como mostra o tratamento."

"A fome se acalma bebendo vinho puro."


Nota: Os aforismos fazem parte do Corpus Hippocraticum, extenso compêndio de obras e recomendações médicas. O principal mérito da filosofia de Hipócrates foi a abordagem puramente natural das doenças e a recusa às interpretações mágicas e religiosas predominantes na época.

Fonte: Hipócrates. Aforismos- Antologia, editora Martin Claret, São Paulo, 2007

3 comentários:

PÁDUA disse...

Achei o blog muito bacana e o que consta na sua essência de produção intelectual, que seu brilhantismo e talento,que extrapola as fronteiras da arte hipocratica.

PÁDUA disse...

Espetacular!

Marco Valério G. B. Gonçalves disse...

Pádua, fiquei muito feliz e emocionado com o seus comentários. Com eles acabo de receber um certificado muito importante, já que as palavras advindas de vc tem um peso muito forte. Isso me incentivará a escrever mais e mais... Brigadão...