terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A mãe de Joãozinho (parte I)

Um grito lá de dentro da casa chama Joãozinho que estava jogando bola no jardim:
_ Joãozinho, venha logo aqui!
Joãozinho, ainda garotão, com seus 13 anos de idade, corre ao encontro da mãe e pergunta:
_ Que foi mãe?
_ Por que o seu boletim escolar está todo vermelho?- a mãe furiosa queria saber o motivo das notas baixas do pirralho.
_ Pô mãe, é porque eu gosto mais da cor vermelha que a azul, sacou?
_ O que? Eu não estou acreditando no que estou ouvindo, pare logo o futebol e vá estudar, seu moleque!
A mãe de Joãozinho, depois de alguns minutos, já mais calma disse:
_ Olhe, meu filho, eu faço isso para o seu bem, quero que você seja um excelente advogado, seja um amante da família, igual a sua mãe, aqui, ganhe muito dinheiro,igual a mamãe, aqui, siga os princípios de nossa religião, igual a mim, aqui, um amante da vida social, um executivo de sucesso, vestindo-se bem, igual a mim, o qual aproveite as delícias da arte culinária mundial, igual... É isso que quero para você, filhinho, o melhor...
_ Pôxa, mãe,brigadão, mesmo, mas eu pretendo fazer Filosofia, ser um monge e fazer voto de pobreza e de castidade, recolher-me em meditação em templos de paz e harmonia, usar uma bata simples e surrada, ser vegetariano...
_ Meu filho, não seja do contra com a mamãe!-fala a mãe de Joãozinho em tom de descontração.- Por que você tá me dizendo esses pensamentos, filho?
_ Puxa, mãe, eu tô dizendo isso porque se eu não dissesse isso eu não seria eu, seria a senhora...

Marco Valério G. B. Gonçalves

Nenhum comentário: