domingo, 8 de julho de 2012

Artes marciais


A última luta de UFC entre o brasileiro Anderson Silva e Chael Sonnen foi marcada por bastante rivalidade. Na primeira luta entre os dois há 2 anos, embora o Anderson tivera vencido, o brasileiro havia levado muitos golpes.

Neste último final de semana foi  realizada uma nova luta entre os dois, pois Sonnen pedira revanche. Os lutadores utilizam várias modalidades de artes marciais para chegar no seu intento: a vitória.

O que podemos ter como lições deste útimo combate vencido novamente pelo brasileiro Anderson Silva (o Spider) para a nossa vida?

  1. No ringue, como na vida temos que estar sempre preparados para os desafios, o treino de situações é importante;
  2. Mesmo em situação difícil, no início da luta, o brasileiro teve paciência, resistindo ao seu opontente, e não desistiu dos seus sonhos, assim também devemos ser em nossas vidas;
  3. Anderson, antes do desafio ouviu muitas provocações do desafiante quanto a sua forma de lutar, sua postura, falando mal até dos brasileiros. O Spider soube aproveitar isso e canalizar toda sua energia em treinos para conseguir se superar e provar a sua superioridade;
  4. No segundo tempo da luta, apesar de algumas investidas do americano de derrubá-lo no chão, o nosso heroi, o brasileiro não caiu e começou uma reação fantástica de socos que atordou o adversário;
  5. Na vida, assim como no ringue devemos saber nos esquivarmos dos problemas. Anderson com sua agilidade e confiança se esquivou de uma cotovelada em rotação de Sonnen, o que fez o americano se desequilibrar e cair, começando assim após uma joelhada, uma sequencia de socos que consagrou Anderson Silva como campeão. Isso me faz crer que se tem que aguardar o melhor momento para contra-atacar na vida ou em uma luta as adversidades.

Essas lições analisei especificamente vendo as artes marciais desses personagens em luta tão aguardada. Então, vamos a nossa luta, pois está chegando a segunda-feira, o mundo é nosso ringue e a nossa luta é diária. Abraços!

Marco Valério

Nenhum comentário: