terça-feira, 24 de julho de 2012

Os segredos da mente (Opinião)

Princesa Merida (à esquerda, do filme Valente); James Holmes (à direita)


Recentemente, nos notíciários de televisão, foi divulgada a triste notícia que o jovem  James Holmes (do seu lado direito da imagem), de 24 anos de idade, adentrou em uma sessão de cinema nos Estados Unidos, em que se passava o filme "Batman- o cavaleiro das trevas ressurge" desferindo vários tiros nas pessoas presentes, deixando assim 12 mortos. Uma tragédia!!

O jovem, para mim, apresenta quadros típicos de esquizofrenia, transtorno mental em que a pessoa tem dificuldades em estabelecer distinção das experiências internas e externas (em uma linguagem popular é "doido", com todo respeito).

O filme Batman é marcado por cenas heroicas de muita ação e em alguns momentos de violência. Talvez, o jovem Holmes se apoderou deste clima e com ideias delirantes passou a atirar no público.

O que me chamou à atenção, nesta semana, foi que ao chegar ao júri, Holmes veio com um estilo de cabelo diferente, pintado de vermelho. Isso me fez remeter a um filme que está estreando também no momento "Valente" , em que a princesa Merida, uma amante por arco e flecha envolve-se em uma trama onde ela assume também um papel de valentia e de liberdade, passando por alguns impasses familiares.

Na esquizofrenia, os segredos da mente ainda hoje não são bem esclarecidos por sua complexidade, a sua análise se baseia mais nos seus sintomas. Então, analisando os fatos, encontrei uma relação entre esses dois personagens acima do mundo real e do mundo imaginário.

Talvez, James Holmes estivesse querendo se adaptar a personagens no cinema, em seu comportamento e em ações e por isso apareceu com cabelos vermelhos.

Fiz essa ilustração logo acima para abrir discussão neste sentido e coloquei a frase "Alguma semelhança é pura coincidência.", que pode está errada, ou seja, pode haver sim relação, levando em conta o transtorno mental do jovem e o seu gosto por personagens do cinema, bem como a associação temporal de estreia dos dois filmes "Batman- o cavaleiro das trevas ressurge" e "Valente".

Esses são alguns dos segredos da mente e nós somos apenas os protagonistas dela neste grande mundo, chamado Terra...

Marco Valério

Obs.: Coloquei esse meu texto no grupo Médicos Brasil e tive um comentário interessante de um colega médico Alysson Moraes Souza: "O esquizofrênico aí é bem resolvido com os correios norte-americanos, porque comprou tudo na internet- munição (6000), armas, etc.. Para uma pessoa com delírios de persiguição, ele recebeu tanta caixa sem achar que iriam explodir ou que eram aparelhos de Marte para abiduzi-lo... Acho que ele é psicopata mesmo. Premeditou tudo."

Pelo comentário do colega Alysson, ele dar entender que não se trata de um caso de esquizofrenia e sim  de psicopatia.



Nenhum comentário: