quinta-feira, 12 de julho de 2012

O melhor das comédias da vida privada


A nossa dica de leitura de hoje é a obra de Luís Fernando Veríssimo, "O melhor das comédias da vida privada", um clássico do humor.

Se a sua vida anda meio triste, precisando de boas risadas, eis uma excelente leitura, em que o autor aborda estórias engraçadas do nosso cotidiano.

Publicada originalmente em 1994, Comédias da Vida Privada tornou-se em série de TV, consolidando o talento de Luís Veríssimo como cronista, atento as mudanças e aos detalhes do mundo e das pessoas que nele vivem.

Escolhi a crônica "Dezesseis chopes", para mostrar um pouco a genialidade do nosso homenageado hoje:

Fernando fala de crônicas no bar e diz que do terceiro ao quarto chope, contam-se anedotas. Durante o quinto e o sexto, discute-se futebol. O sétimo chope inaugura a etapa das graves ponderações. No nono chope é a etapa confidencial, que todos reverberam no bar.

Do doze chopes: "Começa a etapa inteligente. Todos dizem frases definitivas que nenhum ouve, pois cada um grita a sua ao mesmo tempo."

Com quinze chopes, começa a fase da nostalgia- segundo o autor- reminiscências, autoreprimendas, os podres da mesa e as grandes revelações.

A estória termina, depois de muitos chopes, com uma revelação de um dos amigos do bar, que queria ter muito na vida um canivete decente e a tônica do desfecho gira na filosofia deste canivete. E haja chope! Acho que a esse nível já se chegara ao chope dezesseis (risos).

Marco Valério

Fonte: o livro do próprio autor.

Nenhum comentário: