domingo, 22 de julho de 2012

Estetoscópio mágico


Minhas histórias médicas: episódio de hoje, "Estetoscópio mágico"




Estava no consultório de Cardiologia, quando chegava até a mim, uma senhora idosa com seus 94 anos bem vividos, vinha para fazer um risco cirúrgico para realização de sua cirurgia ginecológica.

Ao entrar, vi uma pessoa triste no semblante. Ela estava acompanhada com a filha. Realizei as primeiras perguntas e ainda durante a consulta, a paciente se apressa em uma pergunta:

_Como está meu coração, doutor?

Respondi-lhe:

_Calma, dona M, vamos examinar a senhora ainda e depois avaliar seus exames...

Nesta altura da consulta, percebia na paciente um certo ar de tristeza, acredito que estava passando por algum estado depressivo e para animar os seus ânimos falei:

_ Olhe, dona M, tá vendo este estetoscópio aqui- estava segurando o meu estetoscópio. Ele é mágico, quando eu coloco e ausculto o coração das pessoas, eu sei se elas estão ou não apaixonadas...

Ela, neste momento, abriu um maravilhoso sorriso e respondeu:

_ Tem perigo não, doutor, e logo na minha idade.- e continuamos a rir em um momento de descontração no consultório. Um momento que serviu para animarmos os nossos ânimos conjuntamente.

Terminada a consulta, feitos os devidos registros médicos para o encaminhamento ao ato cirúrgico, eu ainda, carinhosamente, falei:

_ A senhora não tá curiosa em saber o que foi que o estetoscópio me falou sobre se a senhora está ou não apaixonada?

Ela meio que envergonhada, não sabendo o que eu iria dizer, esboçou um ar de curiosidade, ao mesmo tempo de temor, mas aí eu completei:

_ Dona M, o meu estetoscópio mágico está me dizendo que a senhora está apaixonada pelo bem-maior pra senhora, a sua família...- e essa história termina em um sorriso conjunto, o meu, da paciente e da filha.

Marco Valério




2 comentários:

Renato M de Abrantes disse...

Parabéns pelo blogger, Dr. Marcos. Sempre lido, agora seguido. Abraço, Renato.

Marco Valério G. B. Gonçalves disse...

Padre Renato, é um prazer tê-lo, conosco, em nosso blog. Fico lisonjeado com tamanha receptividade de uma pessoa deveras importante pra mim e por muitos irmãos... Brigadão...